O Benfica e o Sporting foram multados pela FIFA por terem violado as regras que proibem a propriedade de passes de futebolistas por parte de terceiros (TPO), informou hoje o organismo.

Em comunicado, a FIFA informou que o Sporting foi punido com uma multa de 110 mil francos suíços (cerca de 92 mil euros), por ter feito dois contratos que “permitiam a uma terceira parte influenciar a independência do clube”, assim como por não ter divulgado a existência de um contrato de TPO e de não ter preenchido corretamente uma informação obrigatória no ITMS (sistema de transferências).

Também por ter apresentado dois contratos que “permitiam a uma terceira parte influenciar a independência do clube”, o Benfica foi multado em 150 mil francos suíços (cerca de 125 mil euros).

Os ‘encarnados’ foram absolvidos das acusações de ter ficado com possibilidade de influenciar a independência do clube espanhol.

A FIFA esclarece que a versão de 2012 do seu regulamento de transferências “não tinha base legal para sancionar um clube que adquirisse a possibilidade de influenciar” outro clube.

Por esta transferência, o Celta de Vigo foi multado em 65 mil francos (cerca de 54 mil euros).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.