Benfica, Sporting e FC Porto mostraram-se solidários com os bombeiros que, de Norte a Sul do país, vão combatendo as chamas que lavraram em Portugal este domingo, naquele que já é considerado o pior dia do ano no que a incêndios diz respeito.

Nas redes sociais, os ´encarnados` manifestaram "profunda gratidão aos bombeiros que combatem os incêndios".

Também o FC Porto usou as redes sociais para expressar a sua solidariedade " com todas as pessoas afetadas pelos incêndios".

Já o Sporting deixou um "´Obrigado' a todos os heróis sem rosto" que "lutaram e estão a lutar por todos nós".

Centenas de incêndios deflagraram domingo, já considerado pela Proteção Civil como "o pior dia do ano em matéria de incêndios", causando pelo menos seis mortes, 25 feridos, povoações evacuadas e casas destruídas.

Durante o dia de domingo foram registados 443 incêndios, sendo que os distritos mais afetados foram Aveiro (com 56 fogos), Braga (com 38), Coimbra (com 25), Porto (com 120 incêndios) e Viseu (com 36).

Os fogos em curso no domingo provocaram pelo menos seis mortos: duas pessoas morreram em Penacova (distrito de Coimbra), uma na Sertã (distrito de Castelo Branco) e duas em Oliveira do Hospital. Uma sexta vítima mortal foi registada em Nelas (Viseu), tratando-se de uma pessoa que estava dada como desaparecida.

Em Nelas, outra pessoa continua desaparecida.

Segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), o alerta vermelho vai manter-se até às 20:00 de hoje, apesar das previsões de chuva.

Nesta segunda-feira há pelo menos trinta concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Bragança, alguns destes fortemente afetados por fogos, em risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, em risco ‘máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique, Silves, Tavira e Alcoutim (Faro), Marvão, Nisa e Gavião (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Penamacor e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação (Santarém), Miranda do Corvo, Lousã, Penacova e Vila Nova de Poiares (Coimbra).

Em risco ‘máximo’ de incêndio estão também os concelhos de Sabugal, Guarda, Manteigas, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Trancoso, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Alfândega da Fé, Mogadouro e Vimioso (Bragança).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.