Pela primeira vez no futebol português, os principais candidatos ao título não conseguem somar os três pontos frente a um rival direto em cinco jogos consecutivos. A última vitória de um 'clássico' ocorreu na época passada quando em fevereiro de 2017, o FC Porto venceu o Sporting por 2-1 à 20ª jornada. Já o Benfica não vence um rival direto desde dezembro de 2016, quando derrotou o Sporting, por 2-1, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a 13ª jornada.

A série de cinco jogos consecutivos com os 'três grandes' a empatar entre si começou em abril do ano passado com o empate no Estádio da Luz entre Benfica e FC Porto a 1-1. Nesse mesmo mês, a equipa de Rui Vitória foi a Alvalade empatar com o Sporting a 1-1, num jogo que acabou por ser decidido num livre direto de Lindelof.

Já esta época, Sporting e FC Porto empataram a 0-0 no Estádio de Alvalade em outubro de 2017 naquele que foi o primeiro 'clássico' da temporada. Em dezembro de 2017, o FC Porto de Sérgio Conceição não conseguiu ir além de um nulo no Estádio do Dragão diante do Benfica de Rui Vitória enquanto que no primeiro 'clássico' de 2018 Benfica e Sporting empataram a 1-1 no Estádio da Luz.

Outro dado estatístico relevante nestes cinco empates consecutivos entre Benfica, FC Porto e Sporting vai para o facto da equipa de Rui Vitória ser protagonista em quatro desses jogos.

Já em relação ao número de golos marcados em 'clássicos' e 'dérbis', o equilíbrio também tem sido uma tendência, uma vez que o último jogo a terminar com uma vantagem de mais do que um golo ocorreu na época 2015/2016 quando o Sporting de Jorge Jesus venceu o FC Porto de José Peseiro por 3-1.

Outro dado relevante tem sido as dificuldades demonstradas pelo 'tetracampeão' em vencer os seus diretos rivais em casa. Nos últimos sete confrontos no Estádio da Luz, o Benfica venceu apenas um desses jogos quando derrotou o Sporting em dezembro de 2016 por 2-1.

Abril 2017: Benfica 1-1 FC Porto

Abril 2017: Sporting 1-1 Benfica

Outubro 2017: Sporting 0-0 FC Porto

Dezembro 2017: FC Porto 0-0 Benfica

Janeiro 2018: Benfica 1-1 Sporting

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.