Chegou o dia de todas as decisões. A partir das 18h00 deste sábado, Benfica e FC Porto entram em campo, com as águias a receberem o Santa Clara e os dragões a receberem o V.Guimarães.
Os encarnados entram em campo com amplo favoritismo para conquistarem um título que lhes foge há quatro anos, mas os dragões ainda têm hipóteses matemáticas de se sagrarem bicampeões.
As contas não são muito complicadas, mas convém recordá-las. para saber com o que contar quando os jogos começarem.
Benfica só depende de si e se empatar apenas uma hecatombe lhe tira o título
O Benfica entra para esta derradeira jornada como líder da I Liga, com 84 pontos, e recebe o já despromovido Santa Clara no Estádio da Luz. À mesma hora, o FC Porto, 2.º classificado, com 82 pontos, recebe o Vitória de Guimarães no Estádio do Dragão.
Em caso de vitória, o Benfica chega aos 87 pontos e é campeão independentemente do que o rival nortenho fizer no seu jogo. E um empate também serve ao Benfica, a menos que o FC Porto supere a desvantagem no saldo de golos que tem neste momento para os encarnados.
As duas equipas 'anularam-se' no confronto direto, com uma vitória para cada lado, pelo que em caso de igualdade pontual o critério de desempate seguinte será a diferença entre golos marcados e golos sofridos. Neste momento o Benfica tem um saldo de +59 (79 golos marcados, 20 golos sofridos) e o FC Porto um saldo de +48 (70 golos marcados, 22 golos sofridos).
Quer isto dizer que para ser campeão em caso de empate do Benfica na receção ao Santa Clara o FC Porto terá de vencer o V.Guimarães por...11 golos de diferença (ou até por 12, na eventualidade de a igualdade do Benfica com o Santa Clara ser a dois ou mais golos).
Assim, as hipóteses reais de o FC Porto se sagrar campeão residem passam por vencer o seu encontro com o Vitória de Guimarães e esperar que o Benfica perca na receção ao Santa Clara. Desta forma, os azuis e brancos terminariam o campeonato com 85 pontos e os encarnados manteriam os 84.
Há mais alguma coisa (importante) por decidir?
Mais abaixo na tabela, as contas da luta pelo 3.º lugar (e consequente presença nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões em 23/24) ficaram fechadas na 33.ª jornada, depois de o Sporting não ter aproveitado o empate do Braga com o Boavista ao empatar em casa com o Benfica.
Os minhotos vão ficar no pódio (a última vez tinha sido em 2019/20), enquanto os leões (depois de terem sido campeões em 2020/21 e vice-campeões em 2021/22) vão terminar no 4.º posto.
Também a luta pela manutenção ficou resolvida na passada jornada. O Marítimo ganhou ao Vizela e garantiu o 16.º lugar e vai estar no play-off de manutenção/despromoção (no qual vai medir forças com o Estrela da Amadora, 3.º classificado da II Liga), ditando ao mesmo tempo a descida direta de Santa Clara e Paços de Ferreira.
Assim, para além da decisão do campeão, a outra única incógnita para esta derradeira jornada passa por saber quem ficará em 5.º e quem terminará em 6.º. A discussão é entre Vitória de Guimarães e Arouca.
As duas equipas já têm, ambas, lugar garantido na Liga Conferência da UEFA na próxima época, mas a que terminar no 5.º posto entrará em cena apenas na 3.ª pré-eliminatória, enquanto a que terminar no 6.º lugar terá de começar a época mais cedo, para entrar em prova na 2.ª pré-eliminatória.
Neste momento, o Vitória de Guimarães soma 53 pontos e o Arouca 51. Os vimaranenses jogam, então, no Estádio do Dragão com o FC Porto a partir das 18h00 e se ganharem confirmam o 5.º lugar que agora ocupam independentemente do que o Arouca fizer.
Já o Arouca desloca-se, à mesma hora, ao terreno do Portimonense e para roubar esse 5.º lugar ao Vitória de Guimarães na tabela necessita de vencer o seu jogo e esperar que os vimaranenses não ganhem ao FC Porto.
Comentários