O Rennes mostra-se extremamente interessado na contratação de Morato, de tal forma que, segundo o jornal 'A Bola', está disposto a subir o valor da proposta em mais cinco milhões de euros relativamente aos 15 apresentados na primeira oferta, e que recebeu nega imediata dos encarnados.

Contudo, não é de crer que este esforço por parte do clube francês traga resultados. Durante este defeso, o Benfica já recusou uma proposta no valor de 25 milhões de euros vinda do Fulham de Marco Silva. O clube inglês entretanto saiu da corrida e virou-se para outros alvos (Calvin Bassey foi contratado ao Ajax por 22,5 milhões de euros).

A relutância do Benfica em libertar Morato passa também pela equipa técnica, já que Roger Schmidt terá exigido a permanência do central na equipa.

Tal tarefa não será fácil de realizar até final do mês de agosto, isto porque, para além do Rennes, também o Nottingham Forrest está interessado em Morato, estando disposto a avançar com uma proposta de 30 milhões de euros, mais objetivos.