Hoje é o dia do clássico dos clássicos. Um jogo esperado com ansiedade e falado não só em Portugal, mas um pouco por todo o Mundo. Léo é exemplo disso. Em Santos, onde ainda joga aos 37 anos, fala com vontade do Benfica, clube que representou entre 2005 e 2009, e com a certeza de que este sábado será dia de festa para os encarnados.

«É uma rivalidade gostosa e uma responsabilidade muito grande para quem joga este encontros. É um jogo especial. São os dois maiores clubes de Portugal. O Benfica encontra-se, nesta altura, no seu apogeu e tem tudo para conquistar o título lá dentro. Eu vou estar a ver o jogo e a torcer muito», começou por dizer ao SAPO Desporto.

No seu tempo não conquistou qualquer campeonato, perdeu mais do que ganhou, mas nem por deixa de lembrar este tipo de jogos com saudade e até explica que era possível haver amizades, para lá da rivalidade cultivada.

«Tivemos grandes embates, eu não tenho um que recorde mais do que outros, que seja mais especial. Quando entrávamos no túnel e víamos o azul do Porto e o vermelho do Benfica só nos vinha à cabeça os adeptos do clube, que são a grande maioria de Portugal.  A rivalidade é muito grande e dentro de campo há um profissionalismo, mas a gente se falava. A gente evitava era falar do confronto porque aí cada um ficava defendendo o seu. Eu dava-me muito com o Helton e com o Fucile. A gente tinha uma amizade fora de campo, e tentávamos deixar o futebol de lado», recorda.

Neste clássico, Léo volta a ter amigos do lado de lá da barricada e curiosamente são dois jogadores que estiveram envolvidos em mais uma guerra entre Benfica e FC Porto no mercado de transferências: Alex Sandro e Danilo.

«Eles eram para ir para o Benfica, mas depois deu aquela confusão danada que vocês sabem. A gente sabe como tudo isso funciona... Vou torcer para que os dois façam a melhor partida da carreira deles, mas no final vai haver uma bola lá para o Benfica que dá golo e fica tudo certo», disse, por entre risos.

Sobra ainda tempo para os elogios a Jorge Jesus, um treinador que «admirava» desde os tempos do SC Braga, com «uma visão ampla» e que está a fazer «um belíssimo trabalho».

O jogo FC Porto – Benfica, relativo à 29ª jornada, está agendado para as 20h15 deste sábado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.