A atravessar uma série de sete vitórias consecutivas no conjunto de todas as competições (seis para a I Liga e uma para a Taça de Portugal), o Benfica recebe este sábado, a partir das 18h00, o Gil Vicente no Estádio da Luz, em partida da 27.ª jornada da I Liga e vai procurar chegar pela primeira vez na temporada às oito vitórias seguidas.

No terceiro lugar da tabela classificativa, a três pontos do FC Porto, segundo classificado, e agora a 'apenas' nove do líder, o Sporting, o conjunto encarnado vai procurar dar seguimento ao bom momento que atravessa e assim continuar a acalentar, ainda, o sonho do título.

Pela frente, as 'águias' vão ter o atual 10.º classificado da tabela, que somou três vitórias nas últimas quatro jornadas, mas que se encontra apenas quatro pontos acima do 16.º lugar e que não pontua na Luz há mais de 15 anos.

Histórico de confrontos: há duas vitórias dos gilistas na Luz, mas os últimos empates só 'deram' Benfica

Benfica e Gil Vicente já mediram forças, ao todo, 44 vezes em jogos oficiais e, como seria de esperar, a vantagem pertence às 'águias', que venceram 33 dessas partidas (incluindo as últimas cinco), tendo perdido apenas quatro. E a jogar na Luz esse domínio é ainda mais evidente: 18 vitórias (incluindo oito nas últimas oito receções à turma de Barcelos) e apenas duas derrotas.

A última dessas derrotas, ou seja, a segunda das duas vitórias que o Gil Vicente obteve até à data no Estádio da Luz, data já de 2005. Foi em agosto desse ano, quando na 2.ª jornada da edição 05/06 da I Liga um Gil Vicente orientado por Ulisses Morais surpreendeu um Benfica treinado por Ronald Koeman. Marcos António abriu o ativo para os gilistas a meio do segundo tempo e um autogolo do brasileiro Anderson perto do fim ditou um desaire caseiro do Benfica por 2-0.

Desde então, não mais o Gil Vicente voltou a vencer no terreno do Benfica. Vai em sete derrotas consecutivas e, nas últimas quatro deslocações ao terreno do Benfica, não marcou sequer qualquer golo.

Na primeira volta, em Barcelos, o Benfica também venceu sem sofrer golos. Rodrigão, na própria baliza, e Everton Cebolinha marcaram os golos do triunfo por 2-0 das 'águias'.

Momento de forma: Benfica não sofre golos há sete jogos, Gil vem de duas vitórias fora

O Benfica chega a este encontro vindo de sete vitórias consecutivas no conjunto de todas as competições, seis das quais nas últimas seis jornadas da I Liga, onde não sofre golos há precisamente 680 minutos, desde que Yan Matheus bateu, de penálti, Helton Leite aos 40 minutos do empate 1-1 com o Moreirense. Desde então, não mais o guarda-redes brasileiro foi batido.

A jogar em casa, esta temporada, para a I Liga o Benfica soma dez vitórias, dois empates e uma derrota. A jogar na Luz para o campeonato, não sofre golos desde janeiro, aquando do empate 1-1 com o Nacional.

Já o Gil Vicente chega a este jogo depois de uma derrota caseira (1-2), frente ao Moreirense, que colocou fim a uma série de três vitórias seguidas na prova, nas quais marcou oito golos e sofreu apenas dois.

Fora de portas, na I Liga, esta temporada, o Gil totaliza sete derrotas, dois empates e quatro vitórias. Dois desses quatro triunfos, contudo, foram alcançados nas suas duas últimas deslocações.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus, treinador do Benfica: "O Gil Vicente é uma equipa bem organizada, com uma intensidade de jogo alta e um jogo agressivo, no bom sentido. É uma equipa que não é fácil de bater. Vamos ter um jogo difícil, como temos tido vários na Luz, continuando sempre a pensar que temos capacidade e obrigação de somar mais uma vitória. O nosso caminho é esse, não há outro. Vamos ter dificuldades no jogo, sabendo que o adversário tem as suas estratégias e não podemos deixá-lo ter. Estamos muito confiantes para somar mais uma vitória".

Ricardo Soares, treinador do Gil Vicente: "Espero um jogo difícil, diante de uma equipa que dispensa apresentações e que, provavelmente, está no seu melhor. Mas nós também estamos no nosso melhor e vamos ao Estádio da Luz claramente com a intenção de conquistar alguma coisa, fazer um bom jogo e trazer pontos de lá. A equipa está bem, sinto-a confiante, confiança que há uns tempos não tinha, a equipa cresceu, está mais madura e segura de si própria e ciente das dificuldades que vai ter até ao fim. Vamos ao Estádio da Luz discutir o resultado e queremos ter a capacidade e coragem de impor o nosso jogo em vários momentos".

O árbitro

Fábio Veríssimo vai apitar a receção do Benfica ao Gil Vicente, marcada para sábado. O árbitro da Associação de Futebol de Leiria será auxiliado por Bruno Rodrigues e Pedro Martins, com André Narciso a quarto árbitro. Tiago Martins será o VAR da partida, auxiliado por Pedro Mota.

O juiz já arbitrou, ao longo da sua carreira, 21 encontros do Benfica e as 'águias' venceram 15, tendo perdido apenas dois. Esta temporada será a primeira vez que apita um jogo dos 'encarnados' para a I Liga, mas dirigiu dois da Taça da Liga: o triunfo do Benfica sobre o V.Guimarães (após penáltis), nos quartos-de-final e a derrota por 2-1 frente ao Sp.Braga nas meias-finais.

Quanto ao Gil Vicente, teve já seis jogos dirigidos por Fábio Veríssimo (nenhum deles esta temporada), nos quais somou duas vitórias, um empate e três derrotas.

Benfica e Gil Vicente entram em campo a partir das 18h00 deste sábado no Estádio da Luz. Pode acompanhar aqui tudo sobre o encontro aqui, no SAPO DESPORTO.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.