O Sporting de Braga recebeu e empatou, este domingo, a um golo com o Benfica, em jogo da 10.ª jornada da I Liga. Minhotos marcaram primeiro por intermédio de Lima (g.p.) aos 45+34 minutos mas Rodrigo (71’) estabeleceu o empate.

O Benfica entrava para este encontro com ambições de chegar à liderança isolada do campeonato português, depois de FC Porto ter empatado, passado sábado, em Olhão, mas, este domingo, não foi capaz de levar a melhor sobre os Guerreiros do Minho, empatando a um golo.

A primeira parte ficou marcada pela sua longa duração. A partida começou às 18 horas em Braga e só terminou por volta das 19h30. Isto aconteceu porque os projetores de luz da bancada nascente do Estádio Axa deixaram de funcionar, por três vezes (25’, 35’ e 39’), sendo que a última paragem teve a duração de 9 minutos.

Quando todos pensavam que Pedro Proença ia adiar o encontro, o árbitro de Lisboa deu mais 20 minutos de compensação antes de as duas equipas recolherem para o intervalo.

E foi em cima do último minuto de compensação que Proença assinalou grande penalidade a favor do Braga, por mão de Emerson na grande área encarnada após cruzamento de Leandro Salino, que entrou para substituir o lesionado Baiano.

Lima foi o jogador escolhido para converter o penálti e o avançado brasileiro não desiludiu os cerca de 20 mil adeptos presentes nas bancadas, numa noite fria na capital do Minho, marcando aos 45+34 minutos.

Na segunda parte, Jesus colocou o jovem Rodrigo em campo, acabando por ser decisivo no desfecho do encontro ao marcar, aos 71 minutos, o golo do empate. O avançado espanhol aproveitou um mau alívio de cabeça de Salino na área, após cruzamento da direita, e rematou para a baliza, com a bola a desviar em Douglão e a trair Quim.

Com este empate, as duas equipas permanecem nas mesmas posições: Benfica em segundo (igualdade pontual (24) com o líder FC Porto mas em desvantagem quanto ao saldo positivo de golos) e Braga na quinta posição com 19 pontos.