Aí está o primeiro duelo de candidatos. A Pedreira é palco do primeiro grande jogo da época na Primeira Liga 2023/24, com o SC Braga, atual 13.º com três pontos (menos um jogo), a receber o Sporting, um dos líderes com nove pontos em três partidas.

Os guerreiros do Minho estão moralizados com a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Real Madrid, o Nápoles e o Union Berlim, no Grupo C. Já a equipa de Amorim quer dar sequência aos bons resultados neste arranque de época, num terreno onde costuma ter muitas dificuldades.

É de esperar que Artur Jorge faça mexidas no onze dos minhotos, depois da vitória na última terça-feira na Grécia que confirmou a entrada na liga milionária. Há uma grande expetativa para ver João Moutinho, o novo reforço da equipa, a somar os primeiros minutos como Guerreiro, depois de gorada a sua mudança para o FC Porto.

Do lado do Sporting não se esperam grandes mudanças. Ruben Amorim deverá manter a aposta na dupla Gryokeres-Paulinho na frente de ataque, faltando saber se continua a apostar em Pedro Gonçalves na direita do ataque ou se vai querer ter um abre-latas como Marcus Edwards ou Trincão. Na defesa, Matheus Reis é opção para entrar no onze no lugar de Nuno Santos e Geny Catamo também pode desafiar Ricardo Esgaio no flanco contrário.

Jogos recentes Sporting CP

No Braga, não há castigados e lesionados, ao contrário do Sporting que não poderá contar com Jeremiah St. Juste, a recuperar de problemas físicos.

Momento de forma: Guerreiros de Champions, leões no topo da Liga

O Braga entra em campo já com um dos objetivos da época cumpridos: entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os dois triunfos diante do Panathinaikos (2-1 na Pedreira e 1-0 em Atenas) ajudaram o Braga a arrecadar, para já, 29,3 milhões de euros, valor onde estão incluídos os 15,7 ME atribuídos a todas as equipas da fase de grupos, os 13,6 ME da posição dos minhotos no ranking ao longo dos últimos 10 anos (21.º).

A equipa teve uma entrada em falso na Primeira Liga ao perder em casa com o Famalicão por 2-1. Corrigiu na ronda seguinte, batendo o Gil Vicente por 4-2 em Barcelos, antes de ver o seu duelo com o Moreirense adiado, devido ao play-off da Champions.

Já o Sporting é um dos líderes com nove pontos, a par de FC Porto e Vitória Sport Clube. Os leões bateram o Vizela por 3-2, graças a um golo de Paulinho aos 90+8. A equipa também venceu os outros dois encontros pela margem mínima (2-1 ao Casa Pia e 1-0 ao Famalicão), com Paulinho a brilhar com dois golos e Gryokeres a marcar os outros dois (todos frente ao Vizela).

Jogos recentes SC Braga

Histórico: leão manda mas Pedreira tem sido tudo menos fácil

A Pedreira será palco do duelo número 159 entre leões e arsenalistas, num histórico de domínio verde e branco. São 98 as vitórias do Sporting, contra os 36 do Braga, num duelo que terminou sem vencidos ou vencedores em 24 ocasiões.

No que a Primeira Liga diz respeito, Braga e Sporting já se enfrentaram em 134 ocasiões: 84 triunfos dos leões, 30 dos guerreiros do Minho e 20 empates entre ambos. Nos 75 jogos caseiros diante do Sporting, o SC Braga venceu 26, empatou 14 e perdeu 35. Desses 75 jogos, 67 foram para o Campeonato (22 vitórias do Braga, 13 empates e 32 triunfos do Sporting).

Na época passada estas duas formações empataram 3-3 neste mesmo terreno, num jogo frenético, a contar para 1.ª ronda da Primeira Liga 2022/23.

O Sporting venceu dois e empatou um dos últimos três jogos em casa do Braga para a Primeira Liga, interrompendo assim uma série de três derrotas em casa dos arsenalistas, todas por 1-0.

Antes dessas derrotas, o Sporting contava com cinco triunfos seguidos em casa dos minhotos para a Primeira Liga.

O que dizem os treinadores

Artur Jorge, treinador do SC Braga: "Tudo faremos para vencer o jogo, estamos preparados e capazes de o conseguir"

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "A abordagem será a mesma de sempre, tentar implementar o nosso jogo. Queremos ter o domínio do encontro, sabendo que vamos defrontar uma equipa com jogadores muito experientes, que estão muito bem no campeonato e têm apenas uma derrota, no início da época. Se tiver de ser um jogo com muitos golos, que sejam do Sporting, mas sabemos, pelo ano passado, que é importante não sofrer. Costumamos marcar golos, por isso a abordagem vai ser a mesma: ter bola, criar ocasiões, parar jogadores como Horta, Bruma, Abel Ruiz, Pizzi... Muitos jogadores de talento, mas estamos preparados. Como treinador, não quero um jogo com muitos golos, quero uma vitória do Sporting".

O SC Braga-Sporting, da 4.ª jornada da Primeira Liga 2023/24, tem início marcado para às 20h30 deste domingo e poderá ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.