O treinador do Vitória de Setúbal, Bruno Ribeiro, afirmou hoje que pretende vencer o Arouca, no Estádio do Bonfim, em jogo da 33.ª jornada da I Liga de futebol, para garantir já a permanência no escalão principal.

“Estamos com muita vontade de acabar com o sofrimento que temos tido nas últimas semanas. Sabemos que os três pontos acabam com as dúvidas. Tem de ser desta”, avisou na conferência de imprensa.

O Vitória de Setúbal quer assegurar definitivamente a permanência da equipa na I Liga numa altura em que, a duas jornadas do termo do campeonato, detém três pontos de avanço sobre o Gil Vicente, primeira equipa abaixo da linha de despromoção e ainda com hipóteses de se ‘salvar’.

“Não convém entrarmos ansiosos. A equipa está preparadíssima e temos o grupo mais unido do que nunca. É importante que se sintam bem, confiantes e motivados”, salientou Bruno Ribeiro, que nos últimos dias trabalhou a equipa “em termos psicológicos”.

Apesar de a equipa já não vencer em Setúbal no campeonato desde 25 de janeiro [4-1 ao Rio Ave], o treinador confessou estar “muito satisfeito” com a postura dos atletas.

“Já merecemos ser felizes pelo que temos vindo a fazer e pela atitude dos jogadores, que têm sido uns campeões e que têm dado sempre o máximo pelo clube. Eles merecem a vitória mais do que ninguém”, vincou o técnico, que se escusou a comentar notícias sobre salários em atraso no plantel, afirmando que “o grupo está blindado sobre esse assunto”.

Com o Arouca a apresentar-se no Bonfim a precisar de um ponto para assegurar a continuidade na I Liga, o treinador antevê “um adversário a querer ganhar o jogo e não a jogar para o ponto”, porque “as equipas do Pedro Emanuel gostam de jogar para ganhar”.

À mesma hora do Vitória de Setúbal-Arouca decorre o Penafiel-Gil Vicente. Bruno Ribeiro considerou que é o conjunto de Barcelos que se tem de preocupar com o que vai acontecer no Bonfim e não o contrário.

“Estamos focados no nosso jogo. Quem tem de esperar que o nosso jogo acabe é o Gil Vicente porque só dependemos de nós. Se fizermos o nosso trabalho, garantimos a manutenção. Não temos de ouvir o relato desse jogo, mas sim ganhar o nosso”, frisou.

Num jogo em que os sadinos esperam muito público nas bancadas – cerca de 10 mil bilhetes foram distribuídos gratuitamente na cidade -, o técnico lançou um apelo aos adeptos.

“Queremos apoio do princípio ao fim e não críticas. No final, vamos estar todos felizes. A manutenção é o principal objetivo, estamos perto e vamos consegui-la”, reiterou.

Frente aos arouquenses, Bruno Ribeiro tem quatro baixas. Além dos defesas Pedro Queirós e François, ambos castigados, o guarda-redes Ricardo Batista e o defesa Hélder Cabral não recuperaram de lesões. O técnico garantiu ter alternativas válidas.

“Temos outros jogadores disponíveis e é com esses que vamos garantir a manutenção. Acredito em todos e vamos montar o melhor onze para resolver o assunto”, afiançou.

O Vitória de Setúbal, 16.º classificado, com 26 pontos, e o Arouca, 15.º, com 28, defrontam-se a partir das 18:00 de domingo, no Estádio do Bonfim, em Setúbal, com arbitragem de Jorge Sousa (Porto).