A Câmara de Oeiras vai atribuir o nome de Mário Wilson, que morreu em outubro, ao Estádio Municipal, numa homenagem ao antigo futebolista e treinador que viveu grande parte da sua vida naquele concelho.

"Esta distinção, a título póstumo, surge do reconhecimento pelo mérito do serviço público prestado por esta personalidade, pelo seu desempenho, dedicação e determinação nas várias funções desempenhadas", justifica a autarquia, em comunicado.

Esta será a segunda homenagem que a Câmara de Oeiras presta ao antigo treinador, uma vez que já decorreu, em fevereiro, o primeiro "Torneio de Futebol Infantil - Mário Wilson", no Estádio Municipal de Oeiras.

O estádio terá então o nome do antigo "capitão", como era conhecido, "pela forte ligação a Oeiras".

"Aqui abriu, em 1992, um dos primeiros 'health clubs' locais, que ainda hoje se encontra em funcionamento, no Bairro Augusto de Castro. Um homem que se destacou pelo seu humanismo e generosidade, que é como Mário Wilson é lembrado em Oeiras", refere a autarquia.

A cerimónia pública da atribuição do nome de Mário Wilson está marcada para sábado, às 17:30, com a presença do presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas.

Mário Wilson, que morreu a 03 de outubro, aos 86 anos, foi o primeiro treinador português a vencer o campeonato para o Benfica, em 1975/76, conquistando ainda como técnico as Taças de Portugal de 1979/80 e 1995/96, ao serviço dos ?encarnados'.

Natural de Maputo, em Moçambique, Mário Wilson envergou durante grande parte da sua carreira de jogador a camisola da Académica, depois de ter conquistado o título de campeão no Sporting, em 1950/51, e alinhado no Desportivo de Lourenço Marques.

Como treinador, além das três passagens pelo Benfica, orientou ainda clubes como a Académica, Belenenses, Vitória de Guimarães, Boavista e Estoril-Praia, entre outros, totalizando 548 jogos no primeiro escalão do futebol nacional, tendo ainda comandado a seleção portuguesa na qualificação para o Europeu de 1980.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.