O primeiro jogo “quente” da Liga portuguesa de futebol 2011/12 está agendado para a sexta jornada, com o FC Porto, atual campeão nacional, a receber o “rival” Benfica, no Estádio do Dragão.

No fim de semana de 24 e 25 de setembro, o FC Porto defronta os “encarnados”, num palco de más recordações para a equipa da Lisboa. Na temporada passada, o Benfica saiu do Dragão com uma pesada derrota por 5-0.

Sempre atento aos “rivais”, o Sporting defronta nessa jornada o Vitória de Setúbal, no Estádio de Alvalade, enquanto o “outsider” Sporting de Braga recebe o “europeu” Nacional da Madeira.

A 11.ª ronda, que se disputa no final de novembro (fim de semana de 26 e 27) promete ser uma das mais emocionantes desta edição da Liga, com o “derby” lisboeta entre Benfica e Sporting, no Estádio da Luz, e também com o FC Porto a defrontar em casa o Sporting de Braga, que vai ao Dragão depois de receber o Benfica na jornada anterior.

Nessa mesma ronda, destaque ainda para o “derby” madeirense que opõe Marítimo e Nacional e para o tradicional confronto de Vitórias, Guimarães e Setúbal, no Minho.

O campeonato volta a aquecer no início de 2012, na 14.ª jornada (07 e 08 de janeiro), com o Sporting-FC Porto, numa ronda em que o Benfica tem uma deslocação complicada ao terreno da União de Leiria e o Sporting de Braga vai a Aveiro defrontar o Beira-Mar.

A 15.ª jornada terá um Sporting de Braga-Sporting, com FC Porto e Benfica a terem, à partida, uma ronda mais tranquila, com as receções ao Rio Ave e ao Vitória de Setúbal, respetivamente.

O sempre quente “clássico” minhoto frente ao Vitória de Guimarães está marcado para a quinta jornada (18 de setembro), no Estádio D. Afonso Henriques.

O sorteio do campeonato, realizado no final de junho, teve como condicionante não permitir jogos entre os chamados três “grandes” nas primeiras quatro rondas.