Carlos Brito orienta agora o Freamunde, do segundo escalão, mas passou grande parte da sua carreira como jogador e treinador no Rio Ave. Por essa razão, o técnico conhece como ninguém a equipa vila-condense, que na próxima jornada irá receber o Benfica num duelo essencial para as aspirações das duas equipas.

"Julgo que o Benfica, apesar de favorito, sabe que vai encontrar uma equipa que joga bem, que está bem organizada. O Rio Ave é uma equipa que vai causar problemas ao Benfica", diz o técnico em entrevista ao SAPO Desporto.

Os 60 quilómetros que separam Vila do Conde de Freamunde não impedem o técnico de 52 anos de continuar atento à evolução do Rio Ave. Carlos Brito faz questão de elogiar o trabalho da equipa técnica liderada por Pedro Martins e salienta a evolução do clube nos últimos anos.

"Gostaria de destacar a excelente época que o Rio Ave tem feito. Parece-me que o Rio Ave é definitivamente um clube de primeira divisão, que tem tido muita continuidade. É uma equipa que joga bem, de qualidade. Apraz-me registar que as equipas adversárias têm respeito pelo Rio Ave, pela evolução que o clube tem tido ao longo da sua história", refere o técnico.

"Quem destaco no plantel atual? O Rio Ave tem vindo a destacar-se como equipa, muito mais do que com individualidades. Esse foi sempre um aspeto evidenciado, já desde o meu tempo, e faz parte também da cultura do clube. Modéstia à parte, eu também ajudei a cimentar isso. A individualidade nunca está acima da equipa e por isso eu destacaria essencialmente o todo do plantel e da equipa técnica", explica.

Carlos Brito garante acreditar no apuramento europeu do Rio Ave, mesmo tendo em conta o "bom campeonato" que o Arouca também está a fazer: "Parece-me que o rio ave chega a quatro jornadas do fim com boas possibilidades de conseguir uma posição europeia".

Para rematar, e quando convidado a apontar as grandes ameaças na equipa benfiquista, o treinador prefere novamente realçar a força do coletivo, neste caso da equipa que lidera o campeonato português. "O que é preciso é travar o Benfica enquanto coletivo, não necessariamente A, B, C ou D", defende.

O Rio Ave recebe o Benfica no próximo domingo, a partir das 20h30, em partida referente à 31ª jornada da Liga. Confira aqui a classificação.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.