Iker Casillas recebeu esta terça-feira em Madrid a Grã-Cruz da Ordem Real de Mérito Desportivo das mãos de Mariano Rajoy, chefe do governo espanhol, tendo o líder do executivo tecido grandes elogios ao guardião do FC Porto.

"Todo o mundo conhece Casillas e sabe porque é condecorado. É um dos desportistas mais laureados da história de Espanha, agora no FC Porto mas sempre ligado ao Real Madrid e à seleção. Ganhou tudo o que se podia ganhar no Real e também na seleção. Agora as crianças pensam que é algo natural mas eu só tinha visto [a Espanha ganhar] um Europeu em 1964", disse Rajoy.

"O mais importante, porém, é que além de um grande desportista, é uma pessoa comprometida com as ações sociais. A condecoração é feita pelos valores enquanto desportista mas também pelos valores humanos. Por tudo isso, é muito merecida", acrescentou.

Por seu lado, Casillas agradeceu a honra concedida pelo governo espanhol.

"Quero agradecer ao governo de Espanha por me conceder esta medalha. Não sei se mereço mas enche-me de orgulho e satisfação. Ao longo da minha carreira dediquei todos os esforços àquilo que me faz feliz. Sempre senti o carinho dos adeptos, ri e chorei, mas sempre com satisfação. Gostaria que quando terminasse a carreira – ainda faltam dois anos – me recordassem como uma pessoa que tentou ajudar a sociedade. Espero dar alegrias aos adeptos da minha equipa e aos da seleção", disse o guardião.