O Arouca anunciou hoje a saída de João Basso para os brasileiros do Santos, jogador que, na época passada, era capitão do clube e esteve presente nas duas subidas de divisão até à I Liga de futebol.

"Fico, honestamente, muito agradecido de ter feito parte deste clube. [...] Quero agradecer por todo o profissionalismo que tiveram comigo, por tudo o que fizeram para que o clube tivesse o crescimento que teve. Fico feliz por ter feito parte da história de cada um, por ter aprendido com cada um. Eu aprendi muito neste tempo que tive aqui, saio completamente diferente do que quando entrei. Queria dar um salto, um passo diferente, e isso só foi possível com a ajuda que tive", disse o defesa ao plantel e equipa técnica do Arouca, em vídeo difundido pelo emblema nas redes sociais.

O emblema do estado de São Paulo rubricou um vínculo com o defesa brasileiro até 31 de dezembro de 2026.​​​​​​​

O jogador de 26 anos, que fez toda a sua formação no Paraná (Brasil), chegou a Portugal através do Estoril Praia, em 2016/2017, tendo ainda passado, por empréstimo, pelo Real SC, antes de ingressar no Arouca, em 2019.

O conjunto arouquense encontrava-se no Campeonato de Portugal, após ter somado duas descidas consecutivas desde o primeiro escalão, e o brasileiro esteve em evidência no regresso do clube à elite do futebol português.

Basso fez um total de 136 jogos pela equipa da Serra da Freita, com um total de 19 golos apontados e, na última época, como capitão, liderou a formação ao histórico quinto lugar na I Liga, que deu acesso à 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, algo que o clube não esqueceu, numa nota de agradecimento.

"Agradecemos todo o compromisso e dedicação que o atleta sempre apresentou dentro e fora dos relvados ao longo das últimas quatro temporadas, desde o Campeonato de Portugal à qualificação para a Liga Conferência Europa", pode ler-se na publicação do Arouca.

O defesa já não havia sido convocado no passado domingo, na receção ao Rio Ave para a segunda fase da Taça da Liga (vitória arouquense por 2-0) e até Daniel Ramos já havia admitido, na antevisão da partida, a possibilidade desse cenário, hoje confirmado.

Após o acesso à fase de grupos da Taça da Liga, os comandados de Daniel Ramos procuram agora preparar a receção ao Brann, da Noruega, a contar para a 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, marcada para 10 de agosto.