Foi publicado na rede social Youtube uma conversa onde Luís Filipe Vieira terá tentado vender Rui Vitória ao Everton, com ajuda de César Boaventura. O empresário confirmou, em conversa telefónica ao programa 'Prolongamento' da TVI24, a conversa, mas sublinha que todo o diálogo que mantém com o líder 'encarnado' não foi publicado.
"A conversa é cem por cento real, mas as pessoas estão a tentar contextualizá-la da maneira como querem. O próprio presidente refere na conversa que não ia vender Rui Vitoria barato. Perguntei quanto é que queria, ao qual Luís Filipe Vieira afirmou que não se queria desfazer do treinador, e só o deixava sair se o salário fosse vantajoso para Rui Vitória em relação ao que ganhava no Benfica", começou por dizer o empresário.
César Boaventura explicou à TVI24 o contexto da conversa e revelou que o técnico estava a par de tudo.
"Eu tinha uma relação de proximidade com Bill Kenwright, um dos donos do Everton, e tinha uma reunião marcada para a sexta-feira seguinte em Londres. Cheguei lá e disse que o Benfica não vendia o treinador por menos da cláusula e que o presidente não se queria desfazer do treinador, que apenas e só o deixava sair se o salário fosse vantajoso para ele. Eles fizeram uma proposta verbal. Liguei ao empresário do treinador que o informou, e o treinador disse: eles que falem com o Benfica. Liguei ao presidente com uma proposta de 7 milhões de euros e ele disse ‘não vendo por menos de 10 milhões e nem vale a pena falar disto antes do dérbi’. O treinador tinha conhecimento, o empresário tinha conhecimento e o presidente teve conhecimento", explicou.
O empresário disse ainda que não foi a primeira sondagem que recebeu sobre o técnico do Benfica.
"O Everton tinha Marco Silva como primeira opção, Rui Vitória era a segunda opção dada a sua capacidade de lançar jovens valores, que era o projeto do Everton na altura. Ofereciam 7 milhões pelo Rui Vitória, mas Vieira disse que o treinador fazia parte do projeto e que não aceitava. Esta chamada foi em dezembro e nunca mais falámos sobre o assunto. Passado uns meses, o Stoke City perguntou pelo Rui Vitória e eu telefonei ao presidente a informá-lo de que teria uma reunião em Inglaterra. LF Vieira disse: ‘Não vás que vais perder o teu tempo, Rui Vitória é o treinador para este projeto’", contou Boaventura à TVI24.
Na conversa entre Luís Filipe Vieira e César Boaventura que foi publicada na rede social Youtube, o presidente do Benfica dá 'luz verde' ao negócio mas que tal terá de ser feito por, no mínimo, 10 milhões de euros, e desde que tal seja bom para Rui Vitória a nível financeiro. Na altura - dezembro de 2017 - o Everton tinha despedido o holandês Ronald Koeman e tinha falhado a contratação de Marco Silva, que estava no Watford.
"Ninguém pode saber disto, tem de ser secreto, é um treinador que ganhou dois campeonatos ao Benfica e está a lançar muitos jovens do Benfica", terá dito Luís Filipe Vieira, na conversa.
César Boaventura ficou de falar com Mohamed Afzal, empresário de Rui Vitória, para saber sobre as condições em que o negócio podia ser feito.
"O que vais dizer ao gajo? Eu não sei nada disto, ok?", começou por dizer LF Vieira a Boaventura.
"Claro que não. Falei com o Mohamed Afzal e disse-lhe que o Benfica não sabe de nada. Depois o Afzal é que vai falar consigo para saber as condições para ele sair e transmite-me a mim", respondeu o Boaventura.
LF Vieira depois explica: "Tens de dizer que o Benfica tem uma cláusula de 15 milhões de euros. Tem que se negociar com o Benfica para baixar aquilo."
No final da conversa César Boaventura diz ao presidente do Benfica que o Everton ofereceu nove milhões de euros ao Watford para levar Marco Silva, ao que o presidente do Benfica respondeu: "Podes dizer que se não for quinze, pode ser 10 ME. Não há nada como falar com ele", diz LF Vieira, na conversa.
*Artigo atualizado
Comentários