O “clássico” Sporting-FC Porto domina a 14.ª jornada da Liga de futebol, na qual os “leões” têm a pressão do seu lado, com o Benfica à espera de uma vitória em Leiria para capitalizar o resultado entre os rivais.

O jogo de Alvalade, agendado para sábado às 20:15, deixa em aberto vários cenários, mas o pior dos quais para a equipa “verde e branca” seria a derrota, que a deixaria a nove pontos da liderança, até agora partilhada por FC Porto e Benfica.

O FC Porto, campeão em título, chega a Alvalade sem perder um jogo para o campeonato há 52 jogos – quase a fazer dois anos -, e apesar de estar longe do brilho sob o comando de Villas-Boas é o comandante da Liga.

O jogo de sábado também é um novo teste à “resistência” portista, que tem o Benfica colocado e poderá ver as “águias” ganharem vantagem caso o resultado não seja positivo em Lisboa e o rival consiga fazer melhor na visita a Leiria.

Os “encarnados” só entram em ação no domingo, a partir das 18:15 no Municipal de Marinha Grande, e são favoritos a vencer, num campeonato em que ainda não perderam: empates com Gil Vicente, FC Porto e Sporting de Braga, todos fora.

A equipa de Leiria - que já teve três treinadores no decorrer da época, ocupa o 13.º lugar -, e desde que Manuel Cajuda ocupou o lugar à sexta jornada venceu todos os jogos em casa (três), mas perdeu também todos fora (quatro).

O Sporting Braga, quarto classificado, é outra equipa atenta ao clássico, sabendo que uma derrota do Sporting lhe permitirá subir à terceira posição, mas apenas se vencer na segunda-feira na visita ao Beira-Mar (sétimo).

Já o Marítimo, quinto na Liga, recebe no domingo Olhanense (10.º), num jogo em que a equipa de Pedro Martins tentará inverter uma tendência negativa das últimas três jornadas (um empate e duas derrotas, as duas últimas com Benfica e FC Porto).

A penúltima jornada da primeira volta começa porém na sexta-feira, com o Vitória de Setúbal (12.º), que não vence um jogo desta a sétima jornada, a receber no Bonfim a Académica, sexta classificada.

Outro jogo relevante opõe no domingo os últimos classificados do campeonato, com o Rio Ave (15.º) a receber o Paços de Ferreira (16.º).

No mesmo dia, o Gil Vicente (oitavo) mede forças com um outro aflito, o Nacional (14.º), e o Vitória de Guimarães (nono) recebe o Feirense (11.º).

Programa da 14.ª jornada:
- sexta-feira, 06 jan:
Vitória Setúbal – Académica, 20:15 (SportTV1).
- sábado, 07 jan:
Sporting – FC Porto, 20:15 (SportTV1).
- domingo, 08 jan:
Marítimo – Olhanense, 16:00.
Rio Ave – Paços de Ferreira, 16:00.
Gil Vicente – Nacional, 16:00.
União Leiria – Benfica, 18:15 (TVI).
Vitória Guimarães – Feirense, 20:15 (SportTV1).
- segunda-feira, 09 jan:
Beira-Mar – Sporting Braga, 20:15 (SportTV1).