Apenas Marítimo, Rio Ave, Naval 1.º de Maio não detém qualquer jogador cedido nos respectivos plantéis, enquanto os três "grandes" também ostentam alguns reforços, cedidos temporariamente por emblemas estrangeiros.

O Benfica apresentou o brasileiro Keirrison, proveniente dos espanhóis do Barcelona, o FC Porto integrou o argentino Vareli, do Lanús, e o Sporting beneficia da cedência do equatoriano Caicedo, vinculado aos ingleses do Manchester City.

Também o Leixões recorreu a estas contratações, contando com quatro emprestados, de clubes estrangeiros - Tucker (Quilmes), Pouga (Sevilha), Le Cong Vinh (&Anoi) e Bruno Gallo (Vasco da Gama) -, a que se soma a cedência interna de Fernando Alexandre (Sporting de Braga) e que já chegou a ser mais elevado, quando contou com o "dragão" Benitez (FC Porto).

Mesmo assim, o clube de Matosinhos, com cinco jogadores cedidos, fica aquém dos números apresentados por Vitória de Setúbal, com futebolistas do FC Porto, Benfica, Sporting e Sporting de Braga, e Olhanense, cuja fonte ficou restringida aos "grandes", ambos com sete emprestados.

União de Leiria, com quatro emprestados, Académica, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, com três, destacam-se de Belenenses e Nacional, que contam apenas com uma cedência, em ambos os casos do Benfica, depois do regresso aos "encarnados" do brasileiro Fellipe Bastos, que esteve cedido aos "azuis".

Na contabilidade inversa, os primodivisionários cederam a clubes concorrentes 27 jogadores, 37 a emblemas da Liga de Honra e 15 a clubes estrangeiros.

O Benfica lidera a lista dos clubes mais "generosos", com 23 cedências, seguindo do FC Porto, com 21, e do Sporting de Braga, que colocou quatro jogadores em clubes da Primeira Liga e cinco na Liga de Honra.

Com seis futebolistas emprestados a clubes profissionais, um deles ao Paços de Ferreira, o Marítimo ultrapassa o número de cedências do Sporting (seis), que colocou tantos jogadores como a Académica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.