Conceição elogiou a vitória do FC Porto sobre o Vitória de Guimarães, no jogo de fecho da Liga para as duas equipas. O técnico dos azuis-e-brancos elogiou o guarda-redes Fabiano e falou da forma como será recordado pelos adeptos do FC Porto.

Mudar o chip de festa para trabalho: "Não foi fácil desligar o chip festivo. O título foi conquistado com toda a justiça do mundo numa época exigente. Era normal ter a semana que tivemos, o ambiente e a atmosfera diferentes. Por muito que alertássemos para a importância deste jogo, não era fácil. Este clube só luta para ganhar e tínhamos essa responsabilidade. O Vitória queria despedir-se bem dos adeptos. Preparámos o jogo dentro do possível, tentando focar os jogadores. Queríamos chegar aos 88 pontos e passar a ser também uma das equipas que atingiu este recorde".

Recordes: "É importante. O principal objetivo era ganhar o campeonato, depois se esse título coincide com a máxima pontuação do clube, melhor ainda. Os recordes não me dizem grande coisa, mas claramente ficamos todos contentes.".

Que imagem irá prevalecer entre os adeptos? "Daqui a 10 anos? Possivelmente a imagem como treinador prevalecerá. Mas estou no início. Não me queira já mandar embora [risos]. Como treinador adjunto ganhei uma Taça na Bélgica e este é o segundo título".

Entradas de Vaná e Fabiano: "Todos foram campeões porque mereceram. O Fabiano foi incrível. Começou a trabalhar há 4/5 meses depois de uma grave lesão no joelho. Ele era o único que já tinha sido campeão neste clube. Ele na roda disse que tinham sido os 15 minutos mais importantes da carreira".

Que legenda colocaria por baixo da taça? "Não sei... Vêm-me muitas coisas à cabeça. Foi uma época inesquecível. Vou repetir: foi um título muito importante para o FC Porto, um dos mais importantes dos últimos 30 anos. Partíamos para este campeonato atrás dos outros, porque o Benfica era tetracampeão e o Sporting tinha investido muito, e nós fomos buscar a prata da casa, potenciar jogadores de qualidade que cá havia, mas todos juntos fizemos um trabalho magnífico, junto do público, que também foi fundamental."

Mensagem para os adeptos nos Aliados: "Este título é vosso. Nós, treinadores, costumamos dizer que o público é o 12.º jogador. Mas alguém, um ídolo meu, disse que são o primeiro, porque sem vocês o clube não existe. Parabéns. Esta época houve uma grande simbiose, empatia, os jogadores eram adeptos dentro do campo a defender as cores do nosso FC Porto."

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo da 34.ª e última jornada da Liga. No D. Afonso Henriques, Marcano fez o golo que deu os três pontos aos ´dragões'. A equipa de Sérgio Conceição termina a I Liga com 88 pontos, igualando o recorde do Benfica de Rui Vitória, alcançado em 2015/2016. Vaná e Fabiano estrearam-se e sagraram-se campeões pelo FC Porto.