Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, e de Pepê, médio dos azuis e brancos, após a vitória diante do Farense.

Sérgio Conceição

Análise ao jogo: "As equipas têm qualidade, não jogamos sozinhos, jogamos contra adversários e este tem feito um campeonato interessante, uma equipa difícil, de forma pragmática e simples, mas com um jogo direto forte. Tínhamos de ser consistentes, a nossa qualidade em posse e no nosso momento ofensivo ditava muito do nosso equilíbrio quando tínhamos de perder a bola. O jogo não tem história. Fizemos mais uma vez um jogo sólido, de qualidade, pausámos e acelerámos quando tínhamos de o fazer. O resultado é completamente justo, podia ter sido mais volumoso, mas também não teria sido justo para a boa réplica do Farense e aquilo que fez."

FOTOS: As melhores imagens do Farense-FC Porto

Golo sofrido após erro de Alan Varela: "Foi o que foi, ainda hoje olhámos para um jogador que fez um jogo excelente e depois, sabe que sob pressão tem de sair por fora, acabou por não fazê-lo, quis controlar e fez o penálti. São as tais dores de crescimento, vem de um campeonato completamente diferente, na América do Sul não se joga com a mesma velocidade que se joga na Europa. Não tem a ver com a qualidade do Varela, fez um excelente jogo dentro daquilo que lhe peço. Houve situações em que podíamos ter feito as coisas de forma diferente, não há que chorar mas sim olhar para a frente."

Momento de Evanilson: "Está a compensar o tempo em que esteve lesionado, está a compensar dessa forma, obviamente que o Evanilson e os outros avançados querem fazer golos. Eu olho para outras coisas. Houve todo um trabalho antes de chegar lá, um trabalho da equipa. É um trabalho de equipa. O nosso segundo golo é fruto do trabalho da equipa técnica, da análise e observação do Vítor Bruno e do Siramana Dembélé. Estou aqui a representar uma equipa técnica muito competente, que trabalha com muito afinco para ganhar jogos. Às vezes não é possível mas estamos conscientes que estamos no caminho certo porque estamos a evoluir como equipa."

Regresso de Taremi pode ser uma dor de cabeça? "Porquê? Se puder contar com toda a gente fico contente. A dedicação de cada um, a estratégia definida vai definir o onze. Não há lugares cativos. No banco, a competitividade é boa e de louvar. Eles sabem que o facto de fazerem um bom jogo não é garantia de que vão jogar o próximo."

Pepê

Análise ao jogo: "O Farense tem muita qualidade e faz grandes jogos aqui neste estádio. Já tinha sido difícil no Dragão, mas o treinador alertou-nos. Disse-nos que tínhamos de entrar ligados e fazer um grande jogo para conseguirmos um bom resultado."

Jogar como médio nas costas do avançado: "O mais importante é estar a jogar sempre. Fico muito feliz por ter a confiança do treinador no meu trabalho, independentemente da posição, seja a número 10 ou na ala, procuro dar o meu melhor e pude ajudar a equipa com duas assistências e o mais importante, a vitória."

Evanilson já merece a seleção do Brasil? "Sem dúvida. Tem trabalhado muito por isso. Esteve lesionado e agora está num bom momento. Merece ser chamado à seleção brasileira."

Melhorias com o 4-3-3: "Sabíamos que não vínhamos a fazer grandes jogos, estávamos a falhar no ultimo passe, mas conseguimos corrigir isso."

O FC Porto venceu hoje por 3-1 na visita ao Farense, com ‘bis’ de Evanilson, na 19.ª jornada da I Liga de futebol, encurtando distâncias para o líder Sporting e o ‘vice’ Benfica, que só jogam na segunda-feira.

No Estádio de São Luís, o avançado brasileiro foi o protagonista, inaugurando o marcador aos 35 minutos e ‘bisando’ aos 76, numa contagem para a qual também contribuiu Alan Varela (41). Bruno Duarte ainda reduziu, aos 59, de grande penalidade, sem conseguir, no entanto, impedir a derrota dos algarvios, que são sétimos, com 24 pontos.

Já o FC Porto, que somou o terceiro triunfo consecutivo para o campeonato, é terceiro e soma 44 pontos, menos dois do que o líder Sporting e um do que o Benfica, que é segundo.