O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou esta quarta-feira os árbitros nomeados ara os dois primeiros jogos da 16.ª jornada da Primeira Liga, marcados para sexta-feira, a disputar nos Estádios de Alvalade e do Bessa.

Assim, ficou a saber-se que o encontro entre Sporting e Estoril, marcado para as 18h45 de sexta-feira, será abitrado por Cláudio Pereira, da AF Aveiro. Tiago Costa e André Almeida serão os assistentes, enquanto Tiago Neves assumirá a função de 4.º árbitro. A videoarbitragem ficará a cargo de António Nobre (VAR) e Nélson Pereira (AVAR).

Cláudio Pereira vai apitar um jogo do Sporting pela terceira vez em 2023/24 e os outros dois terminaram com triunfos leoninos (ambos em casa, frente a Rio Ave e Gil Vicente). para o Estoril será igualmente o terceiro jogo da época dirigido pelo árbitro de Aveiro, tendo ganho um (2-1 ao Mafra para a Taça de Portugal) e perdido outro (1-2, também em casa, ante o Boavista para a Primeira Liga).

Já Manuel Oliveira, da AF Porto, vai dirgir o dérbi da Invicta entre Boavista e FC Porto, agendado para as 20h45 de sexta-feira. A seu lado terá Carlos Campos e Hugo Santos, como árbitros assistentes, e David Silva, como 4.º árbitro; Rui Costa e Sérgio Jesus desempenharão, respetivamente, as funções de VAR e AVAR.

Será a segunda vez que Manuel Oliveira vai apitar um jogo do FC Porto esta temporada, depois de ter estado no triunfo por 2-0 dos dragões em Vizela. Ainda não dirigiu quaquer encontro do Baovista em 2023/24. Este será o segundo dérbi da invicta que irá arbitrar, depois de em 2017/18 ter estado numa vitória caseira por 2-0 do FC Porto sobre os axadrezados.