O Conselho Leonino, órgão consultivo do Sporting, concluiu na madrugada de hoje o processo de revisão estatutária do clube, após uma reunião que se prolongou por cerca de seis horas, anunciou a instituição.

«O trabalho essencial está feito e será apresentado na Assembleia que será realizada a 22, ou 23 de Julho. Fechámos o processo de revisão estatutária», referiu Daniel Sampaio, vice-presidente da Assembleia-Geral (AG) do Sporting, que presidiu à reunião na ausência de Eduardo Barroso.

Citado pelo sítio na Internet do clube lisboeta, Daniel Sampaio deu conta da «ampla discussão» sobre a análise das propostas do grupo de trabalho e que, após «algumas alterações», o Conselho Leonino irá «agora elaborar uma proposta final».

«Agora vamos burilar todas as alterações que saíram desta reunião e depois vamos passar à fase de divulgação e esclarecimento», referiu Rui Paulo Figueiredo, do Conselho Directivo do clube, ambicionando que «os sócios cheguem à Assembleia-Geral completamente esclarecidos de tudo o que está em causa, que é uma proposta global de alteração dos estatutos e de modernização do Sporting».

De acordo com Rui Paulo Figueiredo, em causa está «uma proposta trabalhada por todos os órgãos, pelas oito sensibilidades que representadas no Conselho Leonino e que teve um voto de louvor por aclamação».

Entre as alterações estatutárias, o Sporting destaca a «descentralização do voto», cuja definição ficará definida no «regulamento eleitoral», e a atribuição do número de votos a cada associado.