Cristiano Bacci, treinador do Boavista, deixou o lugar à disposição da SAD do clube, presidida pelo senegalês Fary Faye.. A informação é avançada pelo jornal 'O Jogo' que refere que o técnico acredita que não é possível competir com as restantes equipas da Primeira Liga com a falta de condições reunidas.

A decisão do treinador dos axadrezados já terá sido comunicada à direção que procura encontrar uma solução para a permanência de Bacci. O italiano quer uma saída imediata do cargo e não exige nenhuma compensação financeira.

O treinador entende que a situação atual do Boavista é ainda mais gravosa do que a que encontrou, nomeadamente tendo em conta os últimos acontecimentos no mercado de transferências de janeiro. Para além de não ter podido contar com nenhum reforço, o plantel do Boavista perdeu Bruno Onyemaechi para o Olympiacos. Para piorar a situação, Marco Ribeiro lesionou-se com gravidade e Rodrigo Abascal e Seba Pérez têm treinado à parte devido a problemas disciplinares.

A SAD do clube tem tentado reverter os impedimentos para que consiga inscrever jogadores desempregados, mas nem esse esforço servirá para manter Cristiano Bacci no comando técnico.

O clube está impedido pela FIFA de inscrever novos jogadores há cinco janelas de transferências consecutivas, devido a dívidas contraídas. De acordo com a última atualização da lista de clubes sujeitos a proibições de registo por parte da FIFA, o Boavista enfrenta sete processos ativos - bem abaixo do máximo de 39 atingido no final do ano passado -, dos quais dois vigoram por três períodos de inscrição e cinco têm duração ilimitada, estando datados de abril de 2023 a fevereiro de 2025.

Com um pedido de Processo Especial de Revitalização (PER) aceite pelo Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia há quase três meses, as ‘panteras’ mantêm a esperança de desbloquear esses impedimentos em breve, de forma a poderem reforçar-se com jogadores sem contrato até ao final de fevereiro.

Recorde-se que o Boavista é último classificado da Primeira Liga com apenas 12 pontos somados em 20 jornadas disputadas.

*artigo atualizado às 11h22