É um FC Porto ferido aquele que vai visitar o Braga este domingo, em partida da 25.ª jornada da I Liga. Os dragões chegam a este jogo após afastamento da Liga dos campeões, já os bracarenses atravessam um bom momento.
As baterias dos azuis e brancos estão agora voltados para as duas provas que ainda podem vencer, sendo que a I Liga está cada vez mais difícil. Os comandados de Sérgio Conceição somam 57 pontos, mais dois que o SC Braga, pelo que é crucial vencer no Minho para alargar a vantagem na luta pelo segundo posto. O 1.º lugar está cada vez mais difícil: o Benfica lidera com mais oito pontos e parece não ceder rumo ao título.
Tal como o FC Porto, o Braga está a apostar forte na I Liga. Um segundo lugar daria entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima época, um terceiro posto deixaria a equipa arsenalista a ter de fazer algumas eliminatórias para tentar chegar à Liga milionária. O Sporting, 4.º colocado, está a cinco pontos.
Os dois emblemas estão ainda na Taça de Portugal: o FC Porto vai medir forças com o Famalicão nas meias-finais, o SC Braga terá pela frente o Nacional da Madeira, da Segunda Liga.
O FC Porto terá de puxar dos galões para levar de vencido um Braga que tem causado dissabores aos Dragões em casa nos últimos anos. A equipa de Sérgio Conceição vai ter pela frente o Braga mais concretizador da história à 24 jornada. Os arsenalistas chegaram aos 54 golos diante do Vizela, números que permitiu ultrapassar os 53 marcados, em 2011/12, os 52 de 2012/13 e os 50 de 1953/54.
Momento de forma: Dragão ferido, arsenalistas embalados
O FC Porto chega a este jogo depois de eliminado da Liga dos Campeões, após o 0-0 na última terça-feira diante do Inter Milão, resultado que os afastou dos quartos de final da liga milionária depois de perderem 1-0 em Milão. Já o SC Braga estará com mais tempo de recuperação, após a goleada em Vizela (4-0), no último sábado, e, tal como o campeão nacional, vem de dois triunfos seguidos na prova.
No campeonato a equipa de Sérgio Conceição mantém a perseguição ao líder Benfica mas a derrota caseira diante do Gil Vicente a 26 de fevereiro veio atrasar os atuais campeões nacionais. Nas últimas dez partidas na prova, além da derrota com os gilistas, os dragões empataram fora com o Casa Pia, ao passo que o Benfica só cedeu pontos no 2-2 caseiro com o Sporting.
Os minhotos fizeram pior que os Dragões e perderam dois encontros nas últimas dez rondas - 0-5 com o Sporting e 1-2 com o Vitória Sport Club - mas mantém-se firmes na ambição de terminar como vice-campeões ou mesmo serem campeões.
Para este importante duelo no Minho, Sérgio Conceição terá de mexer na equipa. Otávio, que falhou o duelo com o Inter Milão devido a castigo, deverá voltar a onze, tal como João Mário, se recuperar da entorse num dos tornozelos, sofrido diante do Estoril no último fim de semana. Pepe deverá estar fora, ele que falhou o embate com os italianos devido a lesão muscular.
No Braga, Paulo Oliveira é a única dúvida.
Histórico: Braga só perdeu dois dos últimos sete jogos caseiros com FC Porto na Liga
A Pedreira será palco do 165.º duelo entre FC Porto e Braga a nível oficial. O histórico é muito favorável aos azuis e brancos, com 110 vitórias contra apenas 25 dos minhotos, num duelo que terminou empatado em 29 ocasiões. A nível de golos, o FC Porto marcou 360, o Braga 139.
Se analisarmos os jogos em casa do Braga para a Primeira Liga, vemos que a formação minhota consegue atenuar a desvantagem: 15 vitórias e 36 derrotas (15 empates), 65 golos marcados e 104 sofridos.
Na época passada o Braga foi a única equipa a vencer o FC Porto no campeonato, ao bater os Dragões por 1-0 na Pedreira, num jogo envolto em muita polémica. O FC Porto podia fazer a festa do título mas os arsenalistas, orientados na altura por Carlos Carvalhal, colocaram um ponto final na impressionante série de 58 jogos sem perder no Campeonato.
Na 1.ª volta no Dragão o FC Porto goleou no Dragão por 4-1, naquela que foi a primeira derrota dos arsenalistas na época.
O FC Porto, de Sérgio Conceição, não venceu nas últimas três deslocações ao terreno do Braga para a I Liga. Além da derrota na época passada, a equipa azul e branca empatou 2-2 em 2020/21 e perdeu por 2-1 em 2019/20. Nos últimos sete jogos em casa diante dos Dragões, os arsenalistas venceram três, empataram dois e só foram derrotados em duas ocasiões.
O que dizem os treinadores:
Artur Jorge, treinador do SC Braga: "Estou à espera do melhor FC Porto, uma equipa experiente, com um plantel vasto e de grande qualidade. Esse jogo da Liga dos Campeões não terá nada a ver com o jogo de domingo. Já tivemos essa experiência [ser eliminados das competições europeias] e soubemos reagir e ser competentes no jogo seguinte"
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, voltou a não fazer a habitual conferência de imprensa de antevisão à partida, pelo terceiro jogo da I Liga consecutivo.
O jogo está agendado para às 18h00 na Pedreira e poderá ser acompanhado, como sempre, AO MINUTO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários