O playstats do site zerozero compilou um conjunto de factos e curiosidades sobre o dérbi desta noite entre Benfica e Sporting, ganho pelos “encarnados por 1-0.

Factos e curiosidades sobre o dérbi

Kostas Mitroglou marcou todos os golos do Benfica nos "clássicos" em 2015/16 (Sporting e FC Porto).

Há oito anos que o Benfica marca por intermédio de jogadores estrangeiros em Alvalade. O último português a marcar foi Nuno Gomes em 2008.

Mitroglou fez o 15.º golo na Liga. Marca há dois dérbis consecutivos.

Islam Slimani completou o 100.º jogo com a camisola verde e branca. Na história do Sporting, 140 jogadores chegaram a esta marca.

Ederson faz a sua estreia na Liga aos 22 anos. É o terceiro guarda-redes mais jovem neste século a estrear-se num dérbi. Moreira, aos 20 anos e Oblak aos 21 são os mais novos.

Ainda não foi desta que Jonas marcou em "clássicos". Já lá vão oito sem marcar qualquer golo ao Sporting ou FC Porto.

Desde que a vitória vale três pontos (95/96), o Benfica soma a 9.ª vitória em Alvalade para a Liga, contra as sete dos "leões".

Desde 2009/10, esta foi a 4.ª derrota em casa de Jesus na Liga (Académica, FC Porto por duas vezes e Benfica).

Há quatro anos que Jorge Jesus não perdia em casa para a Liga; a última derrota foi por 2-3 na Luz frente ao FC Porto em 2011/12.

Rui Vitória torna-se no 5.º treinador da história do Benfica com maior percentagem de vitórias (73%) em 38 jogos.

O Benfica não vencia pela margem mínima em Alvalade há 12 anos, quando Geovanni marcou aos 87 minutos (0-1).

Cinco jogos, o Benfica depois vence em Alvalade sem sofrer golos. A última vez tinha sido em 2010/11 com golos de Salvio e Gaitán.

Nos últimos cinco jogos, o Sporting venceu apenas um 2-0 Boavista); empatou em Guimarães (0-0), e perdeu duas vezes com o Leverkusen e uma com o Benfica.

Foram 35 jogos consecutivos sem perder em Alvalade na Liga. O último treinador que tinha vencido o Sporting em casa tinha sido ... Marco Silva, pelo Estoril.

Não há equipas invencíveis em casa na Liga NOS 2015/16. O Sporting era a única que não tinha perdido.

Ao sexto jogo, Rui Vitória vence pela primeira vez um "clássico".