Se no jogo da Taça de Portugal frente ao Vitória SC, o FC Porto viu uma luz ao fundo do túnel para ultrapassar o mau momento, a verdade é que essa luz apagou-se, este domingo, frente ao mesmo Vitória SC, mas agora a contar para o campeonato. Tem sido uma temporada para esquecer a nível nacional para os dragões, com a eliminação da Taça da Liga na fase de grupos e com o título de campeão nacional a não passar... de uma miragem.

A derrota frente ao conjunto de Guimarães esmoreceu também a oportunidade de os azuis e brancos alcançarem o segundo lugar, de forma a poderem disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, uma vez que são nove os pontos que separam o FC Porto do segundo lugar ocupado pelo Benfica. Se falarmos nas ambições do título, as contas ainda são mais 'duras', uma vez que, o Sporting está a 13 pontos, com um jogo a menos.

Outro dado curioso é que o Vitória SC não vencia no reduto do FC Porto, desde 2018. Na altura, com Luís Castro no comando técnico dos vimaranenses, os 'conquistadores' foram ao Dragão vencer por 2-3, com golos de André André, Tozé e Davidson.

Os piores números dos últimos anos e da era Conceição

Os números demonstram bem o que está a ser a presente temporada do FC Porto, as onze derrotas assinalam o pior registo de sempre da era Conceição, que ultrapassa assim o seu registo de 10 partidas perdidas em 2019/2020.

Derrotas na Era Conceição:

2023/24: 11 derrotas em 44 jogos

2022/23: 6 derrotas em 56 jogos

2021/22: 6 derrotas em 53 jogos

2020/21: 7 derrotas em 53 jogos

2019/20: 10 derrotas em 56 jogos

2018/19: 6 derrotas em 57 jogos

2017/18: 6 derrotas em 52 jogos

A nível oficial os dragões já perderam seis jogos na Liga, três na Champions, um na Taça da Liga e a Supertaça, ou seja, menos três derrotas que a pior temporada de registo recente, a de 2015/2016, na altura com Julen Lopetegui, Rui Barros e José Peseiro como treinadores.

Se nos focarmos exclusivamente no campeonato, são seis os desaires e 24 os pontos perdidos, à 28.ª jornada. Precisamos de recuar a 2004/2005 para encontrarmos um registo tão negativo quanto o desta época, à mesma jornada: Na altura, - uma época em que o FC Porto teve três treinadores: Victor Fernández, José Couceiro e Luigi del Neri - igualmente com seis derrotas, mas nove empates (mais cinco do que na presente temporada), com os dragões a somarem menos dez pontos que neste ano.

Faltando disputar apenas 18 pontos na presente edição da I Liga portuguesa, os dragões vão ficar muito aquém das marcas que Sérgio Conceição tem habituado os portistas, uma vez que a melhor marca que podem registar é a de 76 pontos, ou seja, o pior registo até à data da era Conceição.

Até a esta temporada, a pontuação mais baixa registada pelo técnico desde que chegou aos dragões, em 2017, era de 80 pontos, na temporada 2020/21, quando na altura ficaram em segundo lugar, a cinco do campeão, o Sporting.

Também ao que golos diz respeito, esta tem sido a temporada menos eficaz da era Conceição. Com 51 golos até ao momento, a temporada de pior registo foi a de 2022/23, com 73 golos.

Outro dos dados negativos é que, como referido anteriormente, cada vez parece ser mais provável o FC Porto ficar fora dos dois primeiros lugares, ou seja, poderá ser a primeira vez desde que o técnico português assumiu os comandos dos azuis e brancos que o clube fica fora do top2 do campeonato.

Contudo, em todas as competições, Conceição pode ainda superar o seu registo menos conseguido. Uma vez que, em 2020/2021, venceu apenas 36 dos 53 jogos disputados, até agora, em 44 partidas foram apenas 29 as vitórias. Mas, a faltar seis jornadas, a segunda meia-final da Taça de Portugal e uma eventual final, o FC Porto terá de vencer todos os jogos e conquistar a prova rainha para terminar com 38 vitórias em 52 partidas jogadas.

Apesar de ainda poder superar o pior registo, esta é uma temporada completamente dispare da anterior, na altura - apesar de não arrecadar o título - foi a época com mais vitórias: com 44 triunfos em 56 encontros.

Era Pinto da Costa

Em ano (e mês) de eleições é curioso olharmos para o registo da era de Pinto da Costa enquanto presidente dos azuis e brancos.

Na presidência há 42 anos, desde 1982, que a maior distância para o líder do campeonato aconteceu, também na época 2015/2016, na altura com 15 pontos de diferença para o Benfica, tricampeão com 88 pontos.

Na presente temporada, o FC Porto está, neste momento, a 13 pontos do líder do campeonato, o Sporting. Contudo, é importante relembrar que as duas equipas ainda se vão defrontar, no Estádio do Dragão, na 31.ª jornada.

Mas, com o SC Braga e o Vitória SC (quarto e quinto classificados, respetivamente) a dois pontos de distância, o FC Porto não tem o terceiro lugar no campeonato assegurado. Numa eventualidade de não terminar no 'pódio', esta seria a primeira vez da era Pinto da Costa, uma vez que, é necessário recuar a 1975/76 para encontrarmos o FC Porto em quarto lugar.