A confirmação da saída de Evanílson deixa um vazio enorme no ataque do FC Porto. Em apenas um ano, os dragões perdem os dois melhores marcadores da equipa nos últimos quatro anos, os principais responsáveis pelos golos dos azuis e brancos em todas as provas.
Nas quatro épocas em que defenderam as cores do FC Porto, os dois avançados marcaram 151 golos e fizeram 64 assistências, com destaque para Mehdi Taremi.
Ir ao mercado ou esperar que Namaso, Fran Navarro e Toni Martinez mostrem outra cara
Com problemas financeiros reconhecidos, a SAD liderada por André Villas-Boas terá de encontrar soluções para colmatar estas duas saídas. Para já, o técnico Vítor Bruno tem vindo a apostar em Danny Namaso, numa frente de ataque mais móvel que a anterior, numa equipa que abdicou do 4-4-2 que Sérgio Conceição usava para um 4-3-3 ou 4-2-3-1.
Há ainda Toni Martinez e Fran Navarro mas a dupla espanhola não é propriamente reconhecida no Dragão pelo seu faro de golo. Navarro foi contratado ao Gil Vicente, onde brilhou ao mais alto nível (37 golos e três assistências em todas as provas em duas épocas), mas nunca conseguiu impor-se no Dragão. Na época passada foi emprestado aos gregos do Olympiacos onde marcou cinco golos em 18 jogos.
Toni Martinez esteve quase meia época afastado do plantel principal, acusado por Sérgio Conceição, ex-treinador, de falta de empenho. Acusação extensível a Jorge Sanchez (regressou ao Ajax após empréstimo), Iván Jaime e André Franco. Esta época ainda não marcou, tal como Fran Navarro, nos dois jogos oficiais dos Dragões, apesar das boas indicações na pré-época.
O mais certo é o FC Porto ir ao mercado por um avançado diferente dos que têm a sua disposição. Atacar as provas - Liga Europa, Primeira Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal - só com Namaso, Fran Navarro e Toni Martinez parece curto.
Dragão perde a melhor dupla de avançados dos últimos anos
A saída da dupla Evanilson-Taremi já estava, de certa forma, acautelada. Desde janeiro que se sabia que Mehdi Taremi iria sair a custo zero, depois de se comprometer com os italianos do Inter Milão. Contratado ao Rio Ave por 4,73 milhões de euros no verão de 2020, o iraniano deixará saudades pelos golos mas também assistências, apesar de não ter deixado nenhum cêntimo nos cofres da SAD, ao contrário de Evanílson.
O internacional brasileiro foi mais caro - custou 8,8 ME por 80% dos direitos económicos - quando foi contratado ao Fluminense em 2020/21, (o FC Porto comprou recentemente os 20% do seu passe por 5 ME), mas ao menos deixa nos cofres do FC Porto 37 milhões de euros, valor que pode subir aos 47 ME.
Melhor marcador 'azul e branco' em 2023/24, com 25 golos em 42 jogos nas diversas provas, Evanílson abandona o FC Porto ao cabo de 154 jogos. Além dos jogos, o craque brasileiro será recordado pelos seus 60 golos e pelas suas 17 assistências nas quatro temporadas que representou a equipa principal do FC Porto. Soma ainda seis golos em cinco jogos pela B dos azuis e brancos.
No caso de Taremi, os números são ainda mais difíceis de igualar. São 91 golos e 47 assistências em 182 jogos nas últimas quatro épocas pelo FC Porto. Taremi saiu após sete conquistas (um campeonato, três Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga), além de ter sido o melhor marcador da I em 2022/23.
Evanílson deixa os azuis e brancos onde venceu um campeonato, três Taças de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga.
Quem vier, terá a difícil missão de fazer esquecer os dois. Se não vier ninguém, Namaso, Toni Martinez Fran Navarro terão de afinar a pontaria chegar aos números de Taremi e Evanilson.
Comentários