Benfica e Sporting, separados por apenas um ponto, protagonizam o primeiro dérbi lisboeta da temporada, no qual os ‘leões’ vão defender a invencibilidade na I Liga portuguesa de futebol e a liderança repartida com o FC Porto.
Na sexta-feira, a formação comandada por Rúben Amorim vai entrar no Estádio da Luz no melhor momento da época, ‘embalada’ por sete vitórias consecutivas na I Liga e 11 seguidas em todas as competições, além de não ter averbado ainda qualquer desaire no campeonato.
O conjunto de Alvalade ocupa o segundo posto da prova, mas com os mesmos 32 pontos do FC Porto, que é a outra formação ainda sem qualquer derrota na I Liga e que vai querer tirar proveito do dérbi, uma vez que jogará em Portimão no mesmo dia e poderá ‘fugir’ aos dois concorrentes diretos.
Depois de terem comandado o campeonato durante as primeiras nove jornadas, os ‘encarnados’ seguem na terceira posição desde há três rondas, com 31 pontos, pelo que o dérbi será importante para não perder de ‘vista’ a dupla da frente.
Na Luz estarão frente-a-frente a melhor defesa da competição, a do Sporting, com quatro golos sofridos, e o melhor ataque, o do Benfica, com 34 tentos apontados, sete dos quais foram somados à contabilidade ‘encarnada’ na última ronda, num bizarro jogo com o Belenenses SAD (7-0), que durou apenas 48 minutos, depois de os ‘azuis' terem ficado sem três dos nove jogadores que alinharam de início, na sequência de um surto de covid-19.
Para a ‘fortaleza’ sportinguista muito tem contribuído o ‘todo-o-terreno’ João Palhinha, que se lesionou no último jogo e será a grande ‘baixa’ dos ‘verde e brancos’ na casa do rival, juntando-se a Rúben Vinagre e Jovane Cabral entre os indisponíveis.
Por seu lado, o Benfica há muito que sabe que não contará com Lucas Veríssimo e Rodrigo Pinho, ambos fora dos relvados até final da época, nem com Radonjic, também lesionado, restando a dúvida sobre a condição física de Diogo Gonçalves.
Sem vencer na Luz desde 2015, o Sporting vai disputar o dérbi em vésperas de visitar o Ajax, na última ronda da Liga dos Campeões, que nada decidirá, tendo em conta que as duas formações já asseguraram a passagem aos oitavos de final, com os holandeses no primeiro lugar do grupo e os ‘leões’ no segundo.
Ao contrário, os ‘encarnados’ vão tentar vencer e ultrapassar o rival ‘leonino’ na classificação, dias antes de receberem o Dinamo Kiev, num jogo no qual terão de vencer e esperar que o FC Barcelona não vença o Bayern Munique, para ‘carimbarem’ a qualificação para os ‘oitavos’ da prova ‘milionária’.
Benfica e Sporting jogam na sexta-feira, a partir das 21:15, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo da 13.ª jornada que será dirigido pelo árbitro Artur Soares Dias, da associação do Porto.
Comentários