O Sporting venceu este domingo o Belenenses por 4-3, em jogo a contar para a 30ª jornada, e aproveitou o triunfo do FC Porto no Estádio da Luz diante do Benfica para ficar a três pontos dos 'encarnados'. A equipa de Silas abriu o marcador por Yebda, mas Bas Dost e Gelson Martins, em quatro minutos, deram a volta ao marcador. Antes do intervalo, Acuña ampliou para 3-2 e permitiu outro conforto à equipa de Jorge Jesus para o segundo tempo. No entanto, a equipa comandada por Silas conseguiu reagir e chegar ao empate a 3-3 por Licá e Fredy. Já perto do final, uma grande penalidade de Bruno Fernandes garantiu os três pontos aos 'leões'.

No regresso aos jogos para o campeonato nacional, o Sporting apresentou-se no Restelo com dois regressos significativos no onze titular em relação ao último jogo com o Atlético de Madrid. Bas Dost e Fábio Coentrão regressaram à equipa leonina, mas foi o Belenenses a criar a primeira situação de perigo aos 3' minutos por intermédio de Licá, que rematou para uma defesa de Rui Patrício. Yazalde ainda tentou a recarga, mas o guardião do Sporting impediu o golo inaugural.

No entanto, o árbitro Bruno Paixão recorreu ao vídeo-árbitro para avaliar a acção de Rui Patrício no lance com Yazalde e acabou mesmo por assinalar grande penalidade. Chamado à conversão, Hassan Yebda 'enganou' Rui Patrício e fez o 1-0 para o Belenenses aos 7' minutos.

A perder no Estádio do Restelo, a equipa do Sporting teve uma boa reação à desvantagem e com dois golos em apenas quatro minutos passou para a frente do marcador. Aos 12' minutos, Bruno Fernandes com um grande passe 'desmarca' Bas Dost no lado direito do ataque leonino, e com um remate rasteiro o avançado holandês fez a igualdade. Quatro minutos depois, Bruno Fernandes voltou a fazer uma grande assistência, desta vez para Gelson Martins, que de pé direito bateu André Moreira para fazer o 2-1.

Antes do intervalo, o Sporting acabou por dilatar a vantagem por intermédio de Acuña aos 41' minutos. O internacional argentino recebeu a bola na área após um cruzamento de Ristovski e num remate à meia-volta fez o 3-1 para os 'leões'. Bruno Paixão ainda confirmou a legalidade do lance através do vídeo-árbitro e validou o tento do número 9 de Alvalade.

No segundo tempo, Jorge Jesus tirou Fábio Coentrão a pensar no 'clássico' com o FC Porto de quarta-feira, a contar para a segunda-mão da meias-final da Taça de Portugal, e lançou no jogo Wendel. Silas também fez uma alteração no Belenenses ao apostar na entrada de Nathan para o lugar de Yazalde.

A etapa complementar começou com o Sporting a controlar o ritmo de jogo de forma a gerir a vantagem de 3-1 e no início da segunda parte não houve ocasiões claras de golo. Em desvantagem desde a primeira parte, o Belenenses pressionou e acabou por reduzir por Licá aos 65' minutos após uma excelente jogada colectiva. Hanin fugiu a Coates no lado esquerda, e passou a bola para trás para Licá, que atirou forte para o fundo da baliza de Rui Patrício.

Aos 70' minutos, Bruno Paixão assinalou uma grande penalidade na sequência de um lance entre Acuña e Licá, que Fredy converteu com sucesso. Rui Patrício ainda 'adivinhou' o lado, mas a bola acabou por entrar junto ao poste.

Depois de uma segunda parte disputada a ritmo lento, a reação do Belenenses acabou por despertar o Sporting, e cinco minutos depois do golo de Fredy foi André Pinto a atirar com muito perigo à baliza de André Moreira, que com uma grande defesa negou o golo ao central leonino. No entanto, Bas Dost tinha sofrido falta de Yebda antes do lance, e Bruno Paixão recorreu ao vídeo-árbitro para assinalar grande penalidade e expulsar o médio argelino com o segundo cartão amarelo.

Chamado à conversão da grande penalidade, Bruno Fernandes converteu com sucesso e fez o 4-3 depois de 'enganar' André Moreira na marca dos 11 metros. Apesar de regressar à vantagem no jogo, o Sporting acabou por sofrer alguma pressão do Belenenses com Florente a enviar uma bola à barra de Rui Patrício aos 84' minutos.

Já perto do apito final, Acuña ainda introduziu a bola no fundo da baliza de André Moreira, mas o lance acabou por ser anulado por fora-de-jogo de Gelson Martins. Até ao final, o Belenenses tentou sempre lutar pelo empate, mas o Sporting acabou por garantir o triunfo, e os três pontos.

Com este resultado, o Sporting aproveitou a derrota do Benfica frente ao FC Porto para se aproximar do segundo lugar. Os 'leões' estão agora a três pontos do Benfica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.