A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) garantiu estarem reunidas todas as condições para a realização do dérbi de hoje entre Benfica e Sporting, da 18.ª jornada da I Liga e agendado para as 20h15.

"Reunidas esta manhã as autoridades com responsabilidades em matéria de segurança – Câmara Municipal de Lisboa, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Regimento dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa, o projetista do Estádio da Luz, Tiago Abecasis, Martifer, Instituto Soldadura e Qualidade (Entidade Independente e Certificadora) - e aferidas estarem reunidas todas as condições nessa matéria, o jogo (...) vai realizar-se às 20h15", pode ler-se no comunicado distribuído pela LPFP.

No mesmo comunicado, que a Liga refere ser conjunto com Benfica e Sporting, é ainda informado que, na reunião, liderada pelo presidente da Liga, Mário Figueiredo, "estiveram presentes os presidentes dos dois clubes, Luís Filipe Vieira e Bruno de Carvalho, que vincaram que a segurança era fator determinante para a realização do jogo e só deram o respetivo aval depois de recebidas todas as garantias das entidades referidas".

A partida está agendada para as 20h15 e terá arbitragem de Marco Ferreira, da Madeira.

O encontro entre o Benfica, líder da Liga, e o Sporting, terceiro classificado, mas com menos um jogo do que o segundo, o FC Porto, foi adiado devido aos danos na cobertura do estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas.

As equipas ainda subiram ao relvado para o aquecimento, mas, depois de recolherem aos balneários, já não regressaram. Cerca de 40 minutos depois da hora marcada para o início do encontro, foi anunciado o seu adiamento.

A intempérie fez com que se desprendessem partes da cobertura do Estádio da Luz, que caíram sobre o relvado e as bancadas, sobretudo lã de rocha e placas metálicas. Depois de terem saído os cerca de 50.000 espetadores presentes, caíram sobre as bancadas algumas placas.