O defesa direito Alex, do Vitória de Guimarães, considerou hoje que o "clássico" minhoto com o Sporting de Braga, na sexta-feira, da quinta jornada da I Liga de futebol, «vale mais do que três pontos».

«É óbvio que vale mais do que três pontos porque é um jogo considerado, tanto por nós como pelo Braga, como o jogo do ano e os jogadores têm noção do que a partida representa. Esta rivalidade faz com que o futebol nacional saia a ganhar», analisou o jogador, em conferência de imprensa.

O capitão vitoriano lembrou que o fator casa tem sido «determinante» nos jogos entre as duas equipas em Guimarães (35 triunfos do Vitória, 13 empates e apenas seis vitórias dos bracarenses) e frisou que a equipa quer «dar seguimento às estatísticas».

O Vitória de Guimarães é nono classificado, com cinco pontos, enquanto o Sporting de Braga ocupa a terceira posição, com sete, pelo que, em caso de triunfo, os vimaranenses ultrapassam os bracarenses na tabela classificativa.

«Vamos apenas para a quinta jornada, mais do que passar à frente do Braga, aliciante é vencer o jogo», notou.

Ao contrário de outros jogos entre os dois velhos rivais do Minho, e apesar de alguma polémica em torno dos bilhetes - o Vitória recusou o pedido do Braga para facultar aos seus adeptos 1.500 bilhetes a um preço mais barato -, os responsáveis máximos dos dois clubes têm sido mais comedidos nas declarações públicas, «contenção verbal» que considera como «positiva» e que espera que continue até ao jogo.

«Esta é uma rivalidade que terá de ficar dentro das quatro linhas e sei que esta nova direção irá receber bem as gentes de Braga. A guerra das palavras terá de ficar em segundo plano», afirmou o experiente defesa, de 33 anos.

No último jogo, no "derby" de Guimarães, com o Moreirense, Alex perdeu a titularidade para João Gonçalves, o que deixou o jogador naturalmente insatisfeito, mas não surpreendido.

«Já tenho alguns anos de futebol, sou profissional e estou preparado para tudo. O técnico é pago para decidir e não para dar explicações. Um jogador fica sempre insatisfeito quando é suplente, mas encaro isso como um fator motivacional e com a consciência de que tenho de trabalhar mais. O objetivo é ganhar. Eu, como ‘capitão’, procuro colocar o coletivo acima das individualidades e só tenho de ficar satisfeito com o triunfo alcançado em Moreira de Cónegos», explicou.

Alex apelou ainda à presença em massa dos adeptos vitorianos e agradeceu o «apoio incansável» que os jogadores têm sentido das bancadas do Estádio D. Afonso Henriques, algo que o jogador não via «há bastante tempo».

A equipa treina na quarta-feira às 09:30 e às 12:00 Rui Vitória fará a antevisão da partida na sala de imprensa do complexo desportivo.

O "clássico" minhoto realiza-se sexta-feira, às 21:30, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.