O Desportivo das Aves recebe hoje o Desportivo de Chaves, no jogo de abertura da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, entre duas equipas com os objetivos concretizados no campeonato.

O Chaves, sexto classificado, pode aproximar-se, mas nunca igualar o Rio Ave, detentor da quinta posição – a última que pode proporcionar o acesso à próxima edição da Liga Europa -, enquanto o Aves, 13.º, já assegurou, matematicamente, a permanência no escalão principal.

A última ronda do campeonato, já conquistado pelo FC Porto - que encerra a participação no sábado, no estádio do Vitória de Guimarães -, servirá para determinar o segundo lugar e as duas equipas despromovidas à II Liga.

O estatuto de vice-campeão e a consequente possibilidade de disputar a Liga dos Campeões da próxima época, será discutido entre os rivais Sporting e Benfica, que estão em igualdade pontual, mas com vantagem dos ‘leões’ no confronto direto, e defrontam, respetivamente, o Marítimo, fora, e o Moreirense, em casa.

A equipa de Moreira de Cónegos é uma das cinco envolvidas na luta pela manutenção e a mais bem posicionada para o conseguir, em 14.º lugar, com dois pontos de vantagem sobre o Feirense e o Paços de Ferreira e três sobre os dois clubes na zona de despromoção, o Vitória de Setúbal e o Estoril Praia.

Programa da 34.ª jornada:

- Sexta-feira, 11 mai:

Desportivo das Aves - Desportivo de Chaves, 20:00

- Sábado, 12 mai:

Vitória de Guimarães - FC Porto, 16:00

Boavista - Belenenses, 20:00

- Domingo, 13 mai:

Rio Ave - Sporting de Braga, 18:00

Benfica - Moreirense, 18:00

Marítimo - Sporting, 18:00

Feirense - Estoril Praia, 18:00

Vitória de Setúbal – Tondela, 18:00

Portimonense - Paços de Ferreira, 18:00