Apesar dos dérbis serem jogos muito equilibrados e com resultados curtos, a história conta-nos que nem sempre foi assim. Os jogos entre Benfica e Sporting já viram resultados muito desnivelados, quer para o lado do clube da Luz, quer para o lado do clube de Alvalade.

Desde um 7-1, um 7-2, vários 5-0, vários foram os resultados que demonstraram o desnivelamento entre as duas equipas. Recordamos as dez maiores goleadas em dérbis.

4-0: Primeira goleada ocorreu em 1910

Foi a 27 de fevereiro de 1910, em Sítio das Mouras, que ocorreu a primeira goleada entre Sporting e Benfica. Na altura, os 'encarnados' derrotaram os 'leões' por 4-0 em jogo a contar para a nona jornada do Campeonato de Lisboa. Foi também o primeiro jogo com entradas pagas em Portugal. O Benfica seria campeão nessa época, com mais um ponto que o Carcavelos

5-0: Manuel Soeiro marcou dois golos na goleada do Sporting

No dia 18 de setembro de 1936, o Sporting deslocou-se ao Campo das Amoreiras para golear o Benfica por 5-0. João Cruz, Manuel Soeiro (2), Pedro Pireza e António Faustino marcaram os golos dos 'leões' na segunda jornada do Campeonato de Lisboa. Nesse ano, seria o Sporitng a sagrar-se campeão, com mais um ponto que o Benfica.

5-1: 'Encarnados' goleiam em casa

A 11 de abril de 1937, o Benfica recebeu e venceu o Sporting por 5-1, em jogo disputado no Campo das Amoreiras. Guilherme Espírito Santo (2), Rogério de Sousa, Alfredo Valadas e Luís Xavier marcaram os golos do Benfica enquanto que Pedro Pireza marcou para os leões. Jogava-se a 11ª jornada da liga portuguesa e foi mesmo o clube da Luz a sagrar-se campeão, com mais um ponto que o Belenenses.

5-0: Espírito Santo ajuda Benfica a golear

A 3 de dezembro de 1939, o Benfica voltou a usar o fator casa para golear o Sporting por 5-0. Francisco Rodrigues, Alfredo Valadas e Espírito Santo, com um hat-trick, fizeram os golos 'encarnados'. Decorria a nona jornada do Campeonato de Lisboa e, apesar de terminarem com os mesmos pontos, o Benfica acabou por ser campeão.

5-0: Peyroteu e João Cruz ajudaram à goleada do Sporting

A 14 de dezembro de 1941, o Sporting deslocou-se ao Campo Grande para golear o Benfica por 5-0. Manuel Soeiro, Fernando Peyroteu (2) e João Cruz (2) fizeram os golos 'leoninos'. Decorria a décima jornada do Campeonato de Lisboa, que foi vencido pelo Sporting, com mais três pontos que o Benfica.

7-2: Maior resultado do Benfica em dérbis

Foi a 28 de abril de 1946 que o Benfica conseguiu o melhor resultado de sempre frente ao Sporting, ao golear o rival por 7-2 no Campo Grande. Arsénio, com um hat-trick, Mário Rui, com um hat-trick, e Rogério Pipi fizeram os golos 'encarnados' enquanto que Albano e Fernando Peyroteo fizeram os golos 'leoninos'. Decorria a 18ª jornada do Campeonato Nacional da Iª Divisão, competição que foi ganha pelo Belenenses, com mais um ponto que o Benfica e mais cinco que o Sporting.

6-1: Sporting goleia no Stadium de Lisboa

No dia 16 de fevereiro de 1947, o Sporting recebeu o Benfica no Stadium de Lisboa e goleou os 'encarnados' por 6-1. José Travassos, com um hat-trick, Fernando Peyroteo, Albano e Vasques marcaram os golos para o clube de Alvalade com Vítor Baptista a marcar o tento de honra. Decorria a nona jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, competição que foi vencida pelo Sporting, com mais seis pontos que o Benfica.

5-0: Estádio da Luz acolheu goleada do Benfica

No dia 19 de novembro de 1978, o Benfica recebeu o Sporting no Estádio da Luz, para golear os 'leões' por 5-0. Reinaldo (2), Nené e João Alves (2) fizeram os golos 'encarnados'. A partida decorreu na 10ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, competição ganha pelo FC Porto, com mais um ponto que o Benfica e mais oito pontos que o Sporting.

5-0: Taça de Portugal também viu goleadas em dérbis

No dia 12 de março de 1986, o Benfica passou às meias-finais da Taça de Portugal, depois de golear o Sporting por 5-0. Rui Águias, Wando (2), Álvaro e Michael Manniche fizeram os golos 'encarnados', que garantiram a passagem das 'águias' à próxima fase da prova. O Benfica viria a conquistar a Taça na final frente ao Belenenses.

7-1: Sporting consegue o melhor resultado de sempre em dérbis

Decorria do dia 14 de dezembro de 1986 quando o Sporting conseguiu o melhor resultado de sempre em dérbis. Mário Jorge (2), Manuel Fernandes, com um póquer, e Ralph Meade fizeram os golos 'leoninos' enquanto que Wando marcou o golo de honra 'encarnado'. O jogo decorreu no estádio José de Alvalade, na 14ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão. Apesar do resultado desnivelado, o Benfica viria a conquistar o campeonato, com mais dois pontos que o FC Porto e mais dez pontos que o Sporting.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.