A divulgação dos e-mails do Benfica no Porto Canal permitiu a Diogo Faria ganhar mais protagonismo no espaço televisivo dedicado ao F.C. Porto, escreve esta terça-feira o jornal Correio da Manhã.
De acordo com a informação veiculada pelo referido diário, Diogo Faria surgiu no Porto Canal e passou a ser o rosto de um blog ligado ao F.C. Porto - Baluarte Dragão - na mesma altura em que os e-mails do Benfica foram revelados por Francisco J. Marques num espaço televisivo dedicado ao clube portista.
O então aluno do doutoramento de História Medieval ganhou protagonismo nos órgãos do clube e foi coautor do livro 'Polvo Encarnado' com Francisco J. Marques. O CM garante que Diogo Faria nunca revelou às autoridades que tinha sido colega de curso de Rui Pinto, o pirata informático que é tido como o principal suspeito de ter roubado a correspondência electrónica do Benfica.
O mesmo jornal avança ainda que a ligação entre Diogo Faria e Rui Pinto nunca foi explorada pela Polícia Judiciária. Os dois foram colegas de turma entre 2008 e 2011 na Faculdade de Letras do Porto. Em 2011, Rui Pinto licenciou-se em História e nesse mesmo ano acabou por rumar a Coimbra para frequentar a licenciatura de Informática de Gestão.
Em declarações à CMTV, Diogo Faria garantiu que não sabia que Rui Pinto tinha conhecimentos especiais de informática apesar da sua identidade ter sido divulgada em 2016 como principal suspeito de ter roubado documentos oficiais de F.C. Porto, Sporting e Doyen.
Outra informação veiculada esta terça-feira pelo jornal Correio da Manhã vai para a ligação entre Diogo Faria e Rui Pinto. O comentador do Porto Canal garantiu que mal conhecia Rui Pinto dos tempos de faculdade e que não tinham amigos em comum. Ora essa informação foi desmentida por fotografias que estão na plataforma da faculdade e que dizem respeito à posse da Associação Académica no ano 2013-2014 e que provam que Rui Pinto e Diogo Faria tinham pelo menos um amigo em comum.
Nas referidas fotografias é possível encontrar pelo menos um outro jovem amigo de Diogo Faria que aparece nas fotografias com Rui Pinto, o hacker que continua em parte incerta.
O CM aponta ainda para uma contradição nas declarações de Diogo Faria em relação ao ano em que terá visto pela última vez Rui Pinto. Segundo o comentador do Porto Canal e coautor do 'Polvo Encarnado' a última vez que tinha tido contacto com Rui Pinto tinha sido em 2013, mas o curso terminou dois anos antes. Diogo Faria garantiu que nunca mais manteve qualquer contacto com o estudante.
Comentários