Úmaro Embaló está na iminência de deixar o Benfica por 20 milhões de euros para se juntar ao RB Leipzig num negócio milionário de um atleta de apenas 16 anos. A ‘peróla’ do Seixal está no Benfica desde os 13 anos, mas chegou a estar perto de rumar ao Sporting. O presidente do Benfica, Luís Felipe Vieira, foi responsável pela manutenção do avançado que foi descoberto em Cabo Verde.
A intervenção do presidente das ‘águias’ ocorreu pouco tempo depois de o jogador ter sido ‘descoberto’. O Benfica colocou o avançado no Oeiras onde se foi desenvolvendo enquanto atleta. No entanto, a equipa da Linha de Cascais tinha um protocolo com o Sporting que pretendia contar com o jogador. Nesse sentido, Vieira entrou em cena para trazer de volta Embaló para o Benfica, mas não sem um ‘período de espera’.
Após o regresso ao Seixal, Embaló esteve seis meses sem poder atuar pelo Benfica. Quem revelo o ‘período de espera’ foi o empresário do jogador, Cátio Baldé.
“O presidente [do Benfica] mandou chamar o miúdo. O Úmaro esteve seis meses só a treinar-se no Seixal até finalmente poder voltar a jogar”, contou o empresário ao jornal O Jogo.
Cátio Baldé revelou ainda que o interesse do RB Leipzig já andava atrás do avançado há vários meses e que as negociações arrancaram nos cinco milhões de euros. No entanto, o empresário não confirmou a proposta dos 20 milhões de euros.
“Embaló era seguido há muito tempo pelo RB Leipzig. As conversações decorriam há vários meses. Começaram por oferecer cinco milhões e foram subindo. 20 milhões? Isso será o Benfica a dizer”.
Na época de estreia ao serviço das águias’, em 2015/2016, Embaló marcou logo 23 golos em 24 partidas. Não demorou muito tempo a saltar de escalão – para os juvenis. Na temporada seguinte, foram mais 21 golos em 34 jogos, números que rapidamente despertaram a atenção de vários clubes estrangeiros. Primeiro foi o Real Madrid, mais tarde o Manchester United. No entanto, deve deixar o clube da Luz para rumar à Alemanha num negócio que está a ser falado na casa dos 20 milhões de euros.
Comentários