O secretário de Estado do Desporto apelou hoje a que os agentes desportivos contribuam para um "clima institucional de relacionamento", salvaguardando falar genericamente, sem comentar diretamente as matérias relacionadas com o Sporting-Benfica do último fim de semana.

"O mais importante, fugindo àquilo que é a espuma dos dias, é deixar um apelo que tenho feito, independentemente do fenómeno do fim de semana em causa, a que todos os agentes desportivos contribuam, de facto, para um bom clima institucional de relacionamento", afirmou Emídio Guerreiro.

O secretário de Estado do Desporto falava na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, depois de ter sido confrontado com o corte de relações entre Sporting e Benfica e os incidentes relacionados com o ‘derby' lisboeta de domingo.

"Pensamos que questões laterais, que contribuam para o aumento de tensão, não vêm contribuir em nada seja para o que for. Isto é um ‘teaser' global, universal, que é dito e afirmado por mim ao longo de quase dois anos que levo como governante, e que não deve ser balizado fruto de qualquer tipo de acontecimentos. O comportamento dos agentes deve ser sempre o mesmo", declarou.

Questionado sobre eventuais medidas para prevenir a violência em ambiente desportivo, bem como o incitamento a estes comportamentos, Emídio Guerreiro elencou medidas já tomadas pelo Governo, como o lançamento do plano nacional de ética para o desporto e o protocolo com o Centro de Estudos Judiciários para incluir o direito do desporto na formação dos magistrados.

O secretário de Estado sublinhou que foi igualmente este Governo que alterou legislação de condições de segurança nos recintos desportivos, "elevando os patamares, que ampliou os deveres dos promotores desportivos, que alterou o regime sancionatório, que, em articulação com as forças de segurança a quem compete a fiscalização fez um conjunto de alterações quer ao nível de acesso, quer da regulamentação dos materiais a entrarem nos recintos desportivos e da circulação das próprias pessoas".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.