A meio de março, o campeonato nacional de futebol foi suspenso. Até agora, não existe um plano definido para o regresso dos jogos e para o término da liga. Os jogos à porta fechada são uma opção e, o epidemiologista norte-americano Zach Binney alerta mesmo para o facto de os estádios não receberem público por um período de 18 meses.

"Detesto dizer isto, mas, como cientista, estou quase 100% certo de que não podemos encher estádios até termos uma vacina. Ponto", referiu o médico em declarações ao 'The Times'.

Segundo Zach Binney, "aquilo que é preciso entender é que cada pessoa aumenta o risco. Cinco pessoas são mais perigosas do que duas. Dez são mais perigosas do que cinco. Quinhentas são mais perigosas do que 10. Sessenta mil pessoas são realmente muito, muito perigosas".

Virologista avisa que até jogar à porta fechada será um risco
Virologista avisa que até jogar à porta fechada será um risco
Ver artigo

"Mesmo que nessa comunidade o número de infetados seja muito baixo, são apenas precisas algumas pessoas no meio de 60 mil para o risco ser elevadíssimo", salienta ainda, acrescentando que "até termos uma vacina os estádios não podem ter pessoas. Talvez daqui a 18 meses já tenhamos a vacina, pode ser um pouco menos ou mais".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 124 mil mortos e infetou quase dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, cerca de 413.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.