Leonardo Jardim disse hoje que o Sporting de Braga vai a Vila do Conde para vencer o Rio Ave, sábado, na primeira jornada da Liga de futebol, ambição que quer ver repetida em todos os jogos.

O treinador da equipa minhota anteviu «um jogo com grau de dificuldade grande» porque «o Rio Ave é uma equipa que manteve uma estrutura que tem criado problemas ao longo dos anos aos seus adversários e o Braga não tem fugido à regra porque, em 10 anos, ganhou lá uma vez», notou.

Contudo, prometeu que a equipa vai «disputar este jogo com a ambição de vencer» porque quer «entrar bem no campeonato e conquistar os pontos que estão em jogo, sempre a respeitar o adversário, mas sempre a querer dominar o jogo».

Jardim não quer a equipa a pensar no empate porque esse «é o primeiro passo para perder».

«Essa não é a minha forma de estar. O Braga tem que estar em todos os jogos com a ambição de vencer. Essa tem que ser a nossa perspetiva inicial», disse.

Nos 19 convocados para o jogo de Vila de Conde são muitos os reforços, praticamente metade, sendo que no setor defensivo não há nenhum jogador que transite da época passada, mas o treinador nota que as mudanças não foram só na defesa.

«Talvez seja a equipa da Liga que mais mudou em relação ao que era o seu ‘onze’ base da época anterior. O Braga perdeu seis/sete jogadores que eram titularíssimos e vocês ainda não me viram lamentar isso porque acredito nos jogadores que temos e acredito que a estrutura do Braga está atenta às deficiências do plantel», disse.

Leonardo Jardim, que substituiu Domingos Paciência no comando técnico da equipa bracarense, disse ainda que já se identifica com o clube: «por natureza, sou um guerreiro, porque aprendi sempre a lutar na vida pelos meus objetivos e, em Braga, os guerreiros identificam o querer deste clube, a ambição desta massa associativa e deste grupo de jogadores».

A ausência de Rodrigo Galo e Henrique da lista da UEFA prende-se com a necessidade de «ultrapassar» o “play-off” da Liga Europa, tendo por isso optado «por alguns jogadores com mais experiência do que eles», explicou.

O jogo da jornada inaugural da Liga 2011/12 terá lugar no Estádio do Rio Ave, sábado, às 18:00, e será arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.