Dário Essugo tornou-se no jogador mais jovem de sempre a estrear-se pelo Sporting. O jovem e 16 anos foi lançado por Rúben Amorim nos minutos finais do jogo com o Vitória de Guimarães (1-0).

No final do encontro, Essugo não conteve as lágrimas e chorou em pleno relvado de Alvalade. O médio defensivo foi confortado pelos companheiros de equipa.

Nas redes sociais, Essugo explicou o momento emotivo após o apito final do árbitro.

"Ontem [ndr sábado]  foi um dia que, certamente, nunca mais esquecerei… dos melhores dias da minha vida! Sempre sonhei com isto. Conseguir estrear-me na equipa principal do meu clube deixa-me muito feliz. Obrigado à minha família, a todos os treinadores, dirigentes e colegas de equipa.

Quero também deixar uma palavra de agradecimento ao Sporting Clube de Portugal por me ter proporcionado este momento e a todos os sportinguistas que me apoiaram nestas últimas horas. As lágrimas foram as de um menino que sempre sonhou com este dia. É só o começo e agora tenho de trabalhar o dobro para continuar a crescer cada vez mais neste grande clube. Nunca deixem de sonhar Obrigado a todos vocês", escreveu nas redes sociais.

Dário Essugo, com 16 anos e seis dias, tornou-se no jogador mais jovem a estrear-se pelo Sporting, quando entrou em campo, aos 84 minutos, no triunfo diante do Vitória de Guimarães (1-0).

Este encontro da 24.ª jornada da I Liga portuguesa ficará para sempre gravado na memória jogador que completou 16 anos no passado dia 14 e que 48 horas depois assinou contrato profissional com os ‘leões’.

De origem angolana e com nacionalidade portuguesa, este centrocampista está nas camadas de formação do Sporting desde 2014/15.

Até hoje o defesa central Santamaria era o estreante mais jovem (com 16 anos, 11 meses e 12 dias).

Nesta ‘tabela de estreias’ constam nomes como Marco Caneira (17 anos e um dia), Joelson Fernandes e Luís Figo, ambos com 17 anos e quatro meses, Paulo Futre e Simão Sabrosa (17 anos e seis meses), Litos, Cristiano Ronaldo e Renato Neto (17 anos e sete meses).