O Sporting voltou a ganhar, depois de três jogos sem vencer (dois empates e uma derrota), ao triunfar por 1-0 na visita ao Estoril Praia, equipa sensação deste início de I Liga.

Depois de um início de jogo algo nervoso, em que viu o adversário ficar perto do golo, os campeões nacionais foram crescendo, viram Paulinho ficar muito perto do golo por três vezes, acertando no poste numa delas, até que, a meio do segundo tempo, Pedro Porro marcou, na transformação de uma grande penalidade a castigar falta sobre o mesmo Paulinho, o único golo da partida.

Sinal mais do Estoril a abrir e Adán a evitar o primeiro

Frente a um adversário que partia para o encontro à sua frente na tabela classificativa, e depois da copiosa derrota de meio da semana, frente ao Ajax, para a Liga dos Campeões, Rúben Amorim procedeu a algumas mudanças no 'onze'. A principal, a titularidade do reforço Pablo Sarabia.

Os 'leões', vindos de uma série de três jogos sem vencer, não conseguiram pegar no jogo nos minutos iniciais e até foi o Estoril, moralizado pelo bom início de campeonato, a ter 'sinal mais' no primeiro quarto-de-hora, explorando a velocidade dos seus extremos, Arthur e, sobretudo, Chiquinho. O conjunto da casa conquistou um livre perigoso e uma série de pontapés de canto e foi na sequência de um deles que quase marcou, à passagem do minuto 15. Desvio ao primeiro poste e Gamboa a aproveitar a bola perdida ao segundo poste para rematar, com Adán a responder com uma grande defesa, segurando o nulo.

Sporting começa a crescer e fica perto de marcar

Depois de uma primeira metade de primeiro tempo para esquecer, o Sporting despertou e começou a conseguir trocar a bola com maior tranquilidade no meio campo contrário, começando a acercar-se da baliza do Estoril. De tal forma que, no espaço de poucos segundos, esteve por duas vezes à beira de marcar.

No seguimento de uma bonita jogada de envolvimento, Porro cruzou rasteiro, a bola chegou a Paulinho na área, que rodou e rematou de pronto, com o esférico a desviar num defesa contrário. Valeu uma defesa verdadeiramente fenomental de Dani Figueira, guarda-redes dos da casa, para canto. No seguimento desse canto, esteve novamente à vista o golo dos 'leões'. Confusão na grande área estorilista, a bola fica à mercê de Paulinho e Joãozinho corta em cima da linha de golo.

Segunda parte abre com bola no poste

A bola não entrou e as ocasiões de golo ficaram-se por aí na primeira parte. A segunda, essa, abriu com nova ocasião de golo, novamente para Paulinho, e novamente com a bola a teimar em não entrar. Excelente jogada, com Matheus Nunes a deixar de calcanhar para Rúben Vinagre, este a cruzar largo e a bola a chegar ao 'camisola 21' verde e branco, que atirou de pé esquerdo, em jeito. Seria um golaço, mas o esférico embateu no poste da baliza à guarda de Dani Figueira.

O Sporting continuou a mandar no jogo nos minutos que se seguiram, não deixando o Estoril respirar, com o jogo a disputar-se praticamente todo no meio-campo dos homens da casa. Com a equipa balanceada para a frente, Rúben Amorim arriscou mais: tirou Rúben Vinagre, recuou Nuno Santos e fez saltar do banco Jovane Cabral, que entrou bem no jogo.

Penálti e golo

Adivinhava-se o golo do Sporting, que acabou mesmo por acontecer à passagem do minuto 68. Na sequência de um lançamento longo, Dani Figueira saiu mal dos postes e acabou por derrubar Paulinho. O árbitro exibiu o amarelo ao guarda-redes e apontou para a marca dos 11 metros.

Na conversão do 'castigo máximo', Pedro Porro atirou forte e a contar, colocando o Sporting na frente do marcador. Em desvantagem, contudo, o Estoril voltou a despertar.

Jogo dividido até ao fim, mas sem mais golos

Bruno Pinheiro, treinador dos anfitriões, mexeu na equipa, lançou Francisco Geraldes e Romário Baró para o meio-campo, e o encontro deixou de ser de sentido único, com os 'canarinhos' a voltarem a surgir no meio-campo 'verde e branco', ganhando mesmo, aos poucos, algum ascendente, mas sem conseguirem importunar Adán.

Os minutos foram passando e foi mesmo Palhinha, num remate de ressaca, que esteve perto de fazer o 2-0 para o Sporting. O resultado, porém, não sofreu mesmo mais alterações e o Sporting segurou o triunfo que lhe permite ultrapassar o seu adversário desta noite, que sofreu a sua primeira derrota nesta I Liga, e igualar o FC Porto no 2.º lugar da classificação.