O Estrela da Amadora recebe esta sexta-feira o FC Porto naquela que é a partida inaugural da quinta jornada da Primeira Liga. Depois da pausa para os compromissos das seleções nacionais os clubes voltam à ação o Estrela a receber um grande do futebol português, catorze anos depois da última visita.

Depois do polémico empate diante do Arouca, os dragões terão novamente Sérgio Conceição no banco de suplentes para um jogo que, historicamente, causa muitas dificuldades aos azuis e brancos.

Depois de enfrentar o Benfica, Estrela da Amadora tem pela frente o segundo candidato ao título no espaço de um mês, pretendendo dar seguimento a uma série de dois jogos sem perder, iniciada precisamente após a deslocação ao Estádio da Luz.

Momento de forma

Depois de um arranque negativo de época, com três derrotas consecutivas entre jogos da Taça da Liga e do campeonato, o Estrela da Amadora registou uma vitória e um empate nas últimas duas rondas. Os tricolores somaram os primeiros pontos na liga após vencerem em casa o Estoril por 2-1, graças a um golo alcançado nos últimos minutos de jogo. Na jornada anterior, a formação amadorense deu seguimento e foi ao Algarve empatar a um com o Portimonense.

Os comandados de Sérgio Vieira vão aos poucos adaptando-se a nova realidade da Primeira Liga e chegam à quinta jornada com a moral em alta e dispostos a bater o pé a um dos candidatos ao título nacional.

Já o FC Porto vem de um empate caseiro diante do Arouca, partida que levantou muita polémica, relacionada mormente com o desempenho da equipa de arbitragem, assim como as falhas técnicas relacionadas com a vídeo-arbitragem. Os dragões perderam assim os primeiros pontos no campeonato, isto após três vitórias consecutivas diante de Moreirense, Rio Ave e Farense, todas pela margem mínima.

Em vésperas de dar o pontapé de saída na fase de grupos da Liga dos Campeões com uma visita ao Shakthar Donetsk, os azuis e brancos procuram uma vitória que os permita manter-se no topo da classificação; o grande reforço estará mesmo no banco, uma vez que Sérgio Conceição já poderá orientar a equipa junto ao relvado, cumprido que está o castigo.

Histórico de confrontos

Apesar de não visitar o José Gomes nos últimos tempos, o histórico de partidas do FC Porto na Reboleira é pautado pelo equilíbrio. Com efeito, os azuis e brancos visitaram o reduto do Estrela em 19 ocasiões, tendo daí resultado sete vitórias portistas, oito empates e quatro triunfos dos tricolores.

O registo é mais favorável à formação portista se atentarmos à totalidade de jogos disputados entre as duas equipas. Ao todo são 38 confrontos entre FC Porto e Estrela, com os dragões a saírem vencedores em 23 ocasiões, contra apenas cinco dos lisboetas, sobrando ainda dez empates.

Na última visita ao José Gomes, os azuis e brancos saiu derrotado por 2-1. Corria a temporada 2008/2009 quando o Estrela de Lázaro Oliveira eliminou o FC Porto de Jesualdo Ferreira da Taça de Portugal, graças aos golos de Rui Varela e Anselmo. Resultado bem diferente ocorreu no jogo para o campeonato nessa mesma temporada; na nona jornada da liga, os dragões venceram por 2-4, com dois golos de Cristian Rodríguez, um de Lisandro López e outro de Hulk.

O que dizem os treinadores

Sérgio Vieira, treinador do Estrela da Amadora:

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É um campo tradicionalmente difícil. Lembro-me, enquanto jogador, de grandes dificuldades que passámos contra o Estrela. Seis ou sete vitórias em 16 ou 17 jogos que o FC Porto fez naquele estádio. Olhamos para o momento da equipa, liderada pelo Sérgio, que tem feito um trabalho desde levar esta equipa da II Liga à I Liga. Ganhou ao Estoril, mas teve sempre prestações muito positivas e interessantes nos diferentes momentos do jogo. Cabe-nos ir a esse campo difícil, olhar para o que tem feito de bom na sua organização ofensiva e defensiva, porque é uma equipa interessante, e contrariar esse Estrela, que vai estar motivado por jogar contra um candidato ao título."

Sérgio Vieira, treinador do Estrela da Amadora: "Sabemos que será sempre difícil, mas é uma etapa muito ambiciosa e particular de alcançar, que é fazer um grande jogo e cumprir com as etapas evolutivas contra um clube grande e histórico, que luta ano após ano pelos diversos títulos das competições em que está envolvido. Temos de saber para o que vamos. Será um momento em que temos de ultrapassar e competir para lá dos nossos limites, para permitir muito pouco ao FC Porto."

O árbitro

João Pinheiro é o árbitro escolhido para apitar o jogo inaugural da quinta jornada da Primeira Liga. É a primeira vez que o juiz de Vila Nova de Famalicão encontra Estrela ou FC Porto esta época. Curiosamente, a última presença de João Pinheiro em jogos de amadorenses e portistas são de boa memória para ambos.

O árbitro da Associação de Futebol de Braga dirigiu o jogo do Estrela diante do Marítimo, e que garantiu a subida do emblema lisboeta à Primeira Liga, catorze anos depois.

No caso do FC Porto, João Pinheiro esteve presente na conquista dos dragões da última edição da Taça de Portugal contra o SC Braga.