O FC Porto venceu na receção ao Moreirense por 3-0, em jogo da quarta jornada da I Liga de futebol, e manteve-se na perseguição ao primeiro lugar ocupado por Benfica, SC Braga e Sporting. O resultado dilatado frente aos 'cónegos' deixou os 'dragões' no quarto posto da classificação do campeonato num jogo marcado pela eficácia da equipa de Sérgio Conceição.

Na 'ressaca' da derrota caseira com o Vitória de Guimarães, o FC Porto estava obrigado a vencer o Moreirense de forma a não perder de vista a perseguição ao primeiro lugar ocupado. No Dragão, Sérgio Conceição apostou na titularidade de Éder Militão e no regresso de Marega. O defesa central brasileiro deu boas indicações frente à equipa de Ivo Vieira e mostrou bom entendimento com Felipe no eixo defensivo portista.

Com Sérgio Oliveira, Otávio e Herrera no meio campo, o FC Porto começou o jogo ao ataque e à procura do golo inaugural. Logo aos 9' minutos, o árbitro Hélder Malheiro assinalou grande penalidade a favor do FC Porto, mas acabou por recuar na decisão após visualizar o vídeo do lance. As bancadas do Dragão deram então alguns sinais de insatisfação, mas Herrera acabou por abrir o marcador aos 15' minutos de jogo na sequência de um pontapé de canto de Alex Telles. O médio mexicano surgiu sozinho numa zona proibida e atirou para o fundo da baliza de Jhonatan.

O Moreirense apresentou-se sem complexos no Dragão e com uma estratégia bem montada para aproveitar o posicionamento dos jogadores do FC Porto. Os contra-ataques da equipa de Ivo Vieira começavam bem, mas faltava uma referência no ataque para finalizar e os lances acabavam muitas vezes por ser interceptados pelo 'estreante' Militão.

Com Otávio em bom plano na construção de jogo do FC Porto na primeira parte, a equipa de Sérgio Conceição acabou por fazer o 2-0 aos 28' minutos. Otávio assistiu Marega e o maliano atirou ao poste. A bola ressaltou e Aboubakar na recarga não falhou.

No segundo tempo, o FC Porto sentiu algums dificuldades para dominar o Moreirense e a equipa de Ivo Vieira acabou por desperdiçar algumas situações de perigo. Sérgio Conceição lançou no jogo Danilo aos 82' minutos e a entrada do internacional português deu outros argumentos à equipa portista para a luta pela posse de bola. No último minuto de jogo, uma jogada de génio de Otávio pelo lado esquerdo do ataque portista permitiu a Marega fazer o 3-0 e redimir-se desta forma perante a plateia do Dragão.

Com esta vitória, o FC Porto fechou a quarta jornada no quarto posto com nove pontos, menos um do que o trio de comandantes - Benfica, Sporting de Braga e Sporting -, enquanto o Moreirense é 13.º com quatro.

F.C. Porto regressa às vitórias no Dragão com golos de Herrera, Aboubakar e Marega
F.C. Porto regressa às vitórias no Dragão com golos de Herrera, Aboubakar e Marega
Ver artigo

Momento do jogo

Golo de Aboubakar aos 28' minutos. O F.C. Porto vencia o Moreirense por 1-0 e parecia que a equipa de Ivo Vieira iria criar muitas dificuldades aos portistas caso o resultado fosse tangencial ao intervalo. O bom entendimento entre Marega e Otávio viu o poste negar o golo ao maliano, mas o instinto 'felino' do camaronês dilatou a vantagem e permitiu ao F.C. Porto encarar a segunda parte com outra confiança.

Os melhores

Otávio - O médio brasileiro parecia querer agitar as águas e dos seus pés saíram vários lances de perigo apesar de alguns não terem levado o melhor destino. Fez a assistência para o golo da 'redenção' de Marega e esteve envolvido no segundo do F.C. Porto.

Éder Militão - O defesa central brasileiro estreou-se perante a plateia do Dragão e deixou um excelente cartão de visita. Sincronizado com Felipe, Militão cortou vários lances de perigo junto da área de Casillas e arrancou vários aplausos da bancada. Jogou com sentido de posição e muito forte no jogo aéreo.

Reações