O Benfica recebe na Luz o Tondela, este sábado, dias depois de ter alcançado um dos grandes objetivos desportivos e financeiros da temporada: a entrada na Liga dos Campeões, depois um empate sofrido (0-0) no campo do PSV Eindhoven.

Embalado pelos milhões da Champions, o conjunto 'encarnado' centra agora atenções no campeonato, onde também atravessa um bom momento: três vitórias nas primeiras três jornadas (Moreirense, Arouca e Gil Vicente), que lhe conferem o quarto lugar, ainda que provisório, com menos um ponto que os rivais. Significa isto que, em caso de triunfo, o Benfica entra na pausa para os compromissos internacionais na liderança isolada.

Como tem sido hábito, e após um jogo intenso nos Países Baixos, em que os ‘encarnados’ atuaram com menos um jogador durante mais de 60 minutos, Jorge Jesus deverá fazer algumas alterações no onze. Ainda assim, o treinador dos 'encarnados' teve de recorrer às poupanças para vencer o Gil Vicente na ronda anterior. Os golos surgiram apenas nos minutos finais do encontro em Barcelos e dos pés de dois defesas - Lucas Veríssimo (84 minutos) e Grimaldo (88').

Ausente do encontro com o PSV, Darwin Núñez pode beneficiar do cansaço acumulado de Yaremchuk e Gonçalo Ramos e regressar à titularidade diante do Tondela. O avançado uruguaio esteve em campo nos últimos 18 minutos do jogo em Barcelos, quase três meses depois de ter sido operado ao joelho direito, e deu bons indicadores a Jorge Jesus. Nemanja Radonjic, reforço apresentado no início da semana, também poderá somar os primeiros minutos de águia ao peito.

Em sentido inverso, o Tondela chega à Luz obrigado a pontuar, após duas derrotas seguidas. A equipa de Pako Ayestarán até começou bem o campeonato, com um triunfo caseiro sobre o Santa Clara, por 3-0, mas depois caiu em Vizela (2-1) e na receção ao Portimonense (3-0). Os beirões ocupam, neste momento, o 12.º posto da tabela classificativa, com três pontos.

De referir que Tiago Dantas não pode jogar este sábado, por estar emprestado pelo Benfica, abrindo assim as portas da titularidade a Pedro Augusto ou a Iker Undabarrena. O treinador dos beirões também poderá fazer alterações na defesa, com Ricardo Alves a assumir o lugar de Eduardo Quaresma.

Confronto direto

Neste capítulo, o Benfica parte como claro favorito à vitória. Num total de 12 jogos entre as duas equipas, os 'encarnados' venceram em 10 ocasiões, contra apenas um triunfo dos tondelenses (3-2) e um empate (0-0), ambos em pleno Estádio da Luz.

A única vitória da equipa beirã remonta a 2017/18, quando um 'bis' de Miguel Cardoso e um golo de Tomané deram os três pontos aos visitantes. Pizzi e Salvio reduziram para o Benfica, mas sem sucesso.

Na soma de todos os encontros entre as duas equipas, as 'águias' marcaram 30 golos, enquanto que o Tondela marcou apenas seis.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus: "Até agora, cumprimos o objetivo de passar à Champions. No campeonato, ganhámos os jogos que temos feito, e amanhã [este domingo] queremos fazer a mesma coisa, com todo o respeito por uma equipa bem organizada, com jogadores rápidos na frente, com uma ideia de jogo muito boa. O respeito que temos pelo Tondela é exatamente o mesmo que tivemos pelo PSV."

Pako Ayestarán: "Vamos encontrar muitas dificuldades e muito diferentes. Estamos perante uma grande equipa, um grande clube, com grandes jogadores e um treinador que claramente não vai deixar que a equipa relaxe. Somos consistentes e repito sempre o mesmo aos jogadores: em todos os jogos há sempre uma oportunidade. E, neste jogo, estou convencido de que a oportunidade vai existir."

O árbitro

Tiago Martins foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro no Estádio da Luz. O juiz da AF Lisboa vai ter Pedro Mota e Hugo Ribeiro como assistentes e Ricardo Baixinho no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Hugo Miguel, e o assistente (AVAR) Ricardo Santos.

O Benfica-Tondela, da 4.ª jornada da I Liga, está marcado para as 18h00 deste domingo e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.