O Benfica perdeu, esta segunda-feira, com o Vitória de Setúbal por 1-0. O único golo da partida foi apontado por Zé Manuel. Com esta derrota, o FC Porto está a apenas a um ponto das águias.

Com o FC Porto a apenas a um ponto de distância depois da vitória no Estoril, o Benfica entrava em campo pressionado pelo 'bafo do dragão'. Sem Rui Vitória no banco, (Depois de ter sido expulso na partida da Taça da Liga frente ao Moreirense) e com a eliminação da Taça da Liga ainda muito a quente, os encarnados procuravam regressar aos triunfos e assim repôr os quatro pontos de vantagem sobre o clube azul-e-branco e os 10 pontos sobre o Sporting.

Sem poder contar com Jiménez que teve um entorse no tornozelo esquerdo, o Benfica voltou ao seu onze base após o duelo com o Moreirense. As principais novidades foram os regressos de Fejsa e Mitroglou.

As águias até começaram bem a partida, criando logo dois lances de algum perigo logo nos primeiros dez minutos. Mitroglou (2 minutos) com um disparo rente à relva fez a bola passar muito perto do poste. Cinco minutos depois foi Cervi a rematar cruzado e a assustar Bruno Varela.

Contudo, a equipa de José Couceiro não se atemorizou com a entrada do Benfica. Aos 15 minutos, respondeu o Vitória e em grande estilo. Edinho, depois de uma bola bombeada para a área, atirou de bicicleta com a bola a passar muito perto da baliza de Ederson.

Este lance parece ter inspirado a equipa da casa já que pouco depois chegou mesmo à vantagem. Depois de um cruzamento de Arnold, Zé Manuel nas alturas, superiorizou-se à defensiva da Luz e fez o primeiro da partida.

Pizzi quase empatou no lance a seguir, numa bomba de fora da área, com a bola a passar muito perto do poste. Até ao intervalo, o Vitória conseguiu segurar a vantagem.

No segundo tempo, entrou Rafa para o lugar de Cervi. A alteração deu frutos e a equipa encarnada ficou mais acutilante, sem no entanto conseguir criar muitas oportunidades. Aos 60 minutos, depois de boa jogada pela esquerda de Rafa, Mitroglou no coração da área, conseguiu cabecear, mas sem perigo.

Ao minuto 63, o avançado grego esteve muito perto do golo. Depois de novo cabeceamento para a área, Jonas conseguiu desviar, mas Mitroglou não conseguiu a emenda para o fundo da baliza.

Com a defesa do Vitória muito compacta, o Benfica tinha muitas dificuldades em criar perigo. Rui Vitória não atemorizou e arriscou tudo. Retirou um lateral (André Almeida) e fez lançou Carrillo.

Com o Benfica balanceado para o ataque, o Vitória em contra-ataque procurava o segundo golo. E Vasco Costa quase o conseguiu depois de uma grande jogada, seguida de cruzamento de Arnold. No entanto, o remate saiu desviado.

A nove minutos do fim, Rui Vitória gastou as substituições. Entrou Jovic para o lugar de Pizzi.

Em noite claramente desinspirada, o Benfica tentava nos últimos minutos, pelo menos, evitar a derrota e somar um ponto. Sentia já o FC Porto a morder-lhe os calcanhares.

Com dificuldades em penetrar pelo meio, os encarnados tentavam em desespero bombear bolas para a área à procura da cabeça de Luisão.

Mitroglou em cima do minuto 90 teve o empate nos pés, num pontapé de primeira, mas o remate bateu nas costas do adversário. No último lance do jogo, Carrillo caiu na área num lance com Nuno Pinto, mas o árbitro nada assinalou.

O Benfica voltou a confirmar uma estatística. Voltou a não conseguir dar a volta a um jogo em que começou a perder. Com esta derrota, os encarnados cedem terreno para o FC Porto que está agora a um ponto da liderança. O Sporting está a sete pontos.