O FC Porto B defronta esta tarde os sub-23 do Arsenal no Estádio Emirates, na final da Premier League International Cup. Os jovens 'dragões' vão tentar revalidar o título, conquistado na época passada frente ao Sunderland, naquela que é a sua terceira final no torneio.

"Somos campeões em título e vamos a uma final em que faremos tudo para ganhar e conquistar o bicampeonato. Não é nada fácil, já que o adversário é extremamente poderoso, foi campeão de Inglaterra no seu escalão e venceu-nos na fase de grupos. Adivinha-se uma final extremamente difícil, mas o FC Porto vai estar à altura e fará tudo o que estiver ao seu alcance para revalidar o título", disse António Folha, treinador da equipa B, ao site do FC Porto.

Este torneio de sub-23 entre equipas inglesas e alguns clubes convidados, como o Benfica e o FC Porto, joga contra as equipas adversárias já que todos os jogos são em solo inglês. Os jovens 'dragões' vão jogar nos Emirates, onde a primeira equipa do Arsenal faz os seus jogos caseiros. Uma oportunidade para os jovens portistas de jogarem num estádio imponente.

"É um estádio fantástico e será uma boa experiência para os jogadores. Tem o contra de ser o estádio deles, mas já foi assim no passado e conseguimos vencer", completou Folha.

Os jovens 'dragões' vão tentar fazer valer o seu historial na prova, onde são uma das equipas mais bem-sucedidas. A equipa B do FC Porto soma 10 vitórias em 15 partidas contra adversários britânicos, algo que dá alento aos comandados de Folha.

Um dos jogadores em destaque na equipa B do FC Porto é o jovem central Diego Queiroz. Diz o jornal Record que o central de 19 anos será observado ao vivo por altos responsáveis do Bournemouth, equipa que se encontra na 12ª posição da Premier League. Com cláusula de 25 milhões de euros, Diogo Queirós tem contrato com o FC Porto válido até junho de 2021.

Esta será a terceira final dos azuis e brancos na prova, depois da edição inaugural em 2014/15, perdida para o Manchester City, e da de 2016/17, ganha perante o Sunderland. Nas meias-finais o FC Porto afastou o Newcastle, com golo do lateral/extremo Oleg Reabciuk aos 90', na recarga a um remate do brasileiro Luizão. Já os sub-23 do Arsenal eliminaram a formação secundária dos espanhóis do Villarreal na outra meia-final nas grandes penalidades, após um empate a duas bolas.

De recordar que esta prova opõe formações sub-23 inglesas a equipas secundárias de outros países europeus.