Centenas de adeptos do FC Porto concentraram-se no sábado no centro da cidade de Aveiro para festejar o 28.º título de campeão português de futebol.

Poucos minutos após o apito final do jogo entre o Sporting e Benfica, que terminou empatado a zero, os adeptos ‘azuis e brancos’ invadiram as ruas da cidade a pé e em caravanas automóveis, buzinando e agitando bandeiras e cachecóis.

O centro das comemorações foi a rotunda das “Pontes”, palco habitual dos festejos desportivos na cidade de Aveiro.

A assistir à festa portista estava João Costa, acompanhado com os filhos André e Tiago, de cinco e dois anos, todos devidamente trajados com camisolas azuis e brancas.

“Há quatro anos que não ganhávamos e agora chegou a nossa vez. Foi um campeonato difícil com poucos recursos, mas merecemos a vitória no fim”, afirmou este adepto portista, confessando que no início do campeonato não acreditava que o FC Porto poderia ser campeão.

Gonçalo Tavares também veio com a filha Clara, de seis anos, participar na festa portista.

“Ela está dividida porque a mãe é benfiquista”, atirou, mas a pequena logo esclareceu: “Mas, agora sou do Porto”.

Este adepto azul e branco não escondia a satisfação pela conquista do campeonato. “Estamos pouco habituados a estar quatro anos sem ganhar”, enfatizou.

Gonçalo Tavares diz que o campeonato foi disputado até à última e, agora, não vale a pena estar a falar de arbitragens.

“Houve casos ao longo do ano. Há muita coisa que é preciso acertar no campeonato português, mas acho que foi mais do que justa a vitoria do Porto”, vincou.

Sporting e Benfica entregaram no sábado à noite o título de campeão nacional de futebol, ao não desfazerem o nulo (0-0) no dérbi da 33.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Com apenas um ponto a separá-lo do 28.º título, o FC Porto (82 pontos) nem precisou de esperar pela receção ao Feirense, no domingo, e celebrou a conquista no ‘sofá'.