A festa de cerca de 400 adeptos do FC Porto pela conquista do 28.º título de campeão nacional de futebol, beneficiando do empate 0-0 entre Sporting e Benfica, ‘fechou’ no sábado a avenida principal de Viana do Castelo.

O trânsito na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, palco habitual de festejos futebolísticos na capital do Alto Minho, foi encerrado pelas autoridades cerca das 22:00, altura em que se começou a registar aumento de tráfego de adeptos ‘azuis e brancos’, que festejavam com buzinadelas dos carros.

Cânticos e gritos "Porto", bandeiras agitadas e o rebentamento alguns petardos fizeram a festa da reconquista do título na 33.ª e penúltima jornada da I Liga, antes de os ‘dragões’ receberem o Feirense.

Aos saltos e gritando "Campeões" Idalina Costa de 37 anos, não se cansava de dizer que a conquista foi "muito merecida".

"É um prémio muito grande, depois de muito trabalho. Só podíamos ter este o fim. É mais do que merecido. Foi muito suado é quando é assim sabe muito bem", afirmou, acompanhada dos dois filhos.

Miguel de 12 anos é sócio desde que nasceu e também festejou efusivamente: "Este título soube melhor porque já não ganhávamos há quatro anos", afirmou aos pulos acompanhado pela irmã, Catarina, de oito anos.

Para Eugénio Mendes, de 61 anos, foi uma conquista "justíssima", que "há muito ansiada".

"É muita alegria. Hoje vou para o Porto para continuar a comemorar" afirmou.