Milhares de adeptos do FC Porto ‘invadiram’ no sábado as cidades do interior do distrito para festejar mais um título de campeão nacional de futebol do clube, num clima de festa que já não se via há quatro anos.

Poucos minutos depois de se saber que o FC Porto já era campeão graças ao empate 0-0 entre o Sporting e o Benfica, no Estádio José Alvalade, já se ouviam os foguetes e as buzinas de muitos automóveis nas cidades Penafiel, Amarante, Paredes e Felgueiras, onde se concentraram mais adeptos portistas.

Nas aldeias e cidades da região foi noite de festa dos adeptos do FC Porto, como prova o rebentamento de inúmeros foguetes, um pouco por todo o lado.

Em Felgueiras, um grande grupo de adeptos, encabeçados por vários membros dos Super Dragões, formou-se junto à casa do FC Porto e rumou em direção ao centro da cidade, onde decorre por estes dias a Feira de Maio. O cenário era o habitual nas festas do clube, com muitas bandeiras, cânticos e cachecóis azuis e brancos.

Em Amarante, o maior número de adeptos concentrou-se no Largo do Arquinho, a praça onde são habituais as festas portistas. Uns a pé e outros nos automóveis enfeitados com adereços do novo campeão, milhares de portistas, de todas idades, expressaram a sua alegria por mais uma conquista. Cada carro que passava no arquinho era abanado por dezenas de adeptos, o que é habitual quando se festejam títulos do FC Porto em Amarante.

Não muito longe, em Penafiel, centenas de automóveis com adeptos do FC Porto entupiram a avenida principal, animada por música num dos bares mais movimentados da urbe.

Ouviam-se as buzinas e os foguetes que alguns lançavam em pontos estratégicos da cidade, num ambiente de euforia, com muitos jovens, que há muito não se observava.

Um adepto ouvido pela Lusa reconheceu que desta vez a festa foi mais vivia, porque o campeonato já fugia há vários anos.

Já em Paredes, os festejos aconteceram na rotunda junto ao acesso à autoestrada, não longe da sede da Casa do Benfica. Por entre bandeiras, o trânsito esteve parado, enquanto os adeptos, a pé ou de carro, não se cansavam de entoar que eram os novos campeões nacionais.

Lousada, Baião e Marco de Canaveses foram outras sedes do concelho do interior do distrito do Porto onde muitos adeptos ‘azuis e brancos’ festejaram na rua a conquista do título.