Brahimi, Herrera, Adrián Lopez, Fabiano e Hernâni deixaram de ser jogadores do FC Porto, esta segunda-feira. Os cinco atletas terminaram o vínculo com os azuis-e-brancos, pelo que são livres para assinarem por qualquer clube. Além destes, Maxi Pereira também terminou contrato com o FC Porto, depois de ter sido contratado a custo zero há quatro temporadas.

Nos casos de Herrera e Brahimi, são dois jogadores titulares e que foram importantes nas últimas épocas no Dragão. O FC Porto não conseguiu chegar a acordo com os atletas para a renovação dos contratos. Adrián Lopez, Hernâni e Fabiano nunca conseguiram impor-se no onze dos azuis-e-brancos, pelo que as suas saídas já era de esperar.

Até agora não se sabe os moldes em que decorreram as negociações com Herrera e Brahimi mas, juntos, estes cinco jogadores que agora deixam o FC Porto têm um valor de mercado de 48,5 milhões de euros, de acordo com dados do Transfermarkt. De todos, Hector Herrera é o mais valioso. O médio mexicano de 29 anos vale, no marcado atual, 22 milhões de euros, mais um milhão que o argelino Yacine Brahimi, extremo de 29 anos.

Seguem-se o avançado espanhol Adrián Lopez (31 anos), que vale 2,5 milhões de euros, o mesmo que o extremo português Hernâni (27 anos). Fabiano tem um valor de mercado de 500 mil euros.

No que a custos diz respeito, este quinteto custou 39,1 milhões de euros à SAD azul-e-branca. Os 'dragões' gastaram 13 milhões de euros no passe de Brahimi, comprado em diferentes fases. Hector Herrera e Adrian custaram 11 milhões de euros cada. Hernâni foi comprado ao Vitória de Guimarães por 2,9 milhões de euros, Fabiano veio do Olhanense por 1,2 milhões de euros.

Se, por um lado, a SAD azul-e-branca vai poupar e muito nos salários (Adrian, Herrera e Brahimi eram dos mais bem pagos do plantel), por outro vê sair atletas importantes no balneário (Herrera era capitão) e que podiam render alguns milhões, como são os casos de Brahimi e Herrera, jogadores com muito mercado. Saem agora a custo zero, deixando a administração do FC Porto à procura de soluções no mercado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.