O FC Porto e o Sporting continuam na sexta-feira a luta pela liderança da I Liga portuguesa de futebol, com o Benfica na perseguição, dias antes de se defrontarem nas meias-finais da Taça da Liga.
À entrada para a 19.ª jornada, os ‘leões’ têm 46 pontos, mais um do que o FC Porto, que tem menos um jogo – o encontro da última ronda, frente ao Estoril Praia, foi interrompido ao intervalo –, e mais três do que o Benfica.
Na abertura da ronda, na sexta-feira, o Sporting visita o terreno do Vitória de Setúbal, penúltimo classificado, onde venceram nas últimas quatro edições da I Liga.
Os ‘leões’, que são uma das duas equipas invictas no campeonato, a par com o FC Porto, encontram um Vitória de Setúbal em crise de resultados, com nove jogos sem vencer no campeonato, apesar de, pelo meio, ter assegurado a presença na meia-final da Taça da Liga.
Duas horas mais tarde depois do início do encontro do Estádio do Bonfim, o FC Porto recebe o Tondela, que está num tranquilo 10.º lugar, nove pontos acima da zona de despromoção, num encontro em que o argelino Brahimi está em dúvida nos ‘dragões’.
Este será o sexto encontro entre as duas equipas no campeonato, com o Tondela a visitar pela terceira vez o Estádio do Dragão, onde venceu em 2015/16.
No dia seguinte, o Benfica recebe o Desportivo de Chaves, sexto classificado, num encontro em que não poderá contar com o lateral André Almeida, castigado, e, provavelmente, com Luisão, ainda lesionado.
Com apenas uma derrota no campeonato e num Estádio da Luz que tem sido uma fortaleza e no qual cedeu apenas um empate frente ao Sporting (1-1), o Benfica surge como favorito, perante uns flavienses motivados pela sua melhor série no campeonato – oito jogos sem perder e três vitórias consecutivas fora de casa.
Após a derrota em casa, frente ao Benfica (3-1), na última jornada, o Sporting de Braga procura manter-se na perseguição ao trio da frente – está a seis pontos das ‘águias’ –, na visita de sábado ao Portimonense, 12.º classificado e sem vitórias nos últimos seis jogos.
Na quinta posição, a sete pontos dos bracarenses, está o Rio Ave, que recebe no domingo o Boavista, oitavo classificado, um dia depois de o Marítimo regressar a casa, onde perdeu há duas rondas, após 24 jogos sem derrotas para o campeonato, recebendo o Belenenses, que estreia Silas no comando técnico, após a saída de Domingos Paciência.
Também em estreia no banco estará João Henriques, que vai fazer o seu primeiro jogo no comando do Paços de Ferreira (15.º) – substituiu Petit –, procurando interromper uma série de oito jogos no campeonato em casa do Desportivo das Aves (16.º), sem vencer há cinco encontros.
Com quatro derrotas consecutivas, o Vitória de Guimarães (nono posicionado) recebe o lanterna-vermelha Estoril Praia, que tem apenas um triunfo nos últimos 14 jogos na Liga.
À procura de pontos para se afastarem da zona de descida, Feirense (13.º classificado) e Moreirense (15.º) defrontam-se no domingo.
Programa da 19.ª jornada:
- Sexta-feira, 19 jan:
Vitória de Setúbal – Sporting, 19:00 (SportTV)
FC Porto – Tondela, 21:00 (SportTV)
- Sábado, 20 jan:
Marítimo – Belenenses, 16:00 (SportTV)
Benfica - Desportivo de Chaves, 18:15 (SportTV)
Portimonense - Sporting de Braga, 20:30 (SportTV)
- Domingo, 21 jan:
Desportivo das Aves - Paços de Ferreira, 16:00 (SportTV)
Feirense – Moreirense, 16:00 (SportTV)
Rio Ave – Boavista, 18:00 (SportTV)
Vitória de Guimarães – Estoril Praia, 20:15 (SportTV)
Comentários